powered by

Quais os principais componentes da bomba de água? A Industrias Dolz revela-os

Fabricante espanhol líder mundial na produção de bombas de água para automóveis, camiões e tratores revela os principais componentes deste órgão vital do sistema de refrigeração.

A bomba de água desempenha um papel essencial para que o motor do veículo funcione da forma mais suave possível. Sendo parte vital do sistema de refrigeração, fornece fluxo constante de líquido ao eixo motriz. “O fluxo contínuo de líquido evita que o motor sobreaqueça. Por outras palavras, se a bomba de água falhar, o motor também deixa de trabalhar”, alerta a Industrias Dolz.

Mas, afinal, quais são os principais componentes da bomba de água? O fabricante espanhol líder mundial no fabrico de bombas de água para automóveis, camiões e tratores revela-os. Até para se saber qual deles deve ser substituído em caso de necessidade.

A bomba de água integra várias peças pequenas que se unem para formar uma máquina de trabalho. Os componentes mais básicos incluem cubo/polia, rolamento, corpo/invólucro, vedante e rotor.

Cubo ou polia

A polia da bomba de água é desenvolvida para transferir o movimento da correia de transmissão para o rolamento. A polia recebe a tração do motor e atua como intermediário entre os dois, mediando a quantidade de binário que passa.

Como a polia é alvo de muita pressão e força por parte da correia de transmissão, deve ser construída com materiais resistentes. A polia é, geralmente, feita de aço, ferro fundido ou metal. O objetivo é que a polia seja resistente, leve e durável.

Rolamento

O rolamento é o “senhor que se segue” depois da polia. Recebe a força do movimento giratório da polia e transfere-a para o próximo componente da linha, que é o rotor. O design do rolamento e a qualidade de construção estão na origem da vida útil da bomba de água. O rolamento consiste num conjunto de esferas de metal que viram e rodam para cumprir a função para a qual foram concebidas.

Existem dois tipos de rolamentos: de roletes e de esferas. O design do rolamento de roletes oferece maior durabilidade e maior suavidade em comparação com o o rolamento de esferas. Portanto, a maioria das bombas de água tem um design de roletes.

Corpo

O corpo é a estrutura básica da bomba de água, que retém o líquido e onde ocorre toda a transferência. Os restantes componentes estão fixados ao corpo para formar a bomba de água. Como tal, o corpo da bomba de água deve ser composto por materiais bastante fortes que consigam suportar a pressão da água gerada no interior.

Os corpos das bombas de água são, na sua maioria, de alumínio leve, mas alguns são construídos com ferro fundido. O corpo está ligado à polia e, ao mesmo tempo, é instalado no sistema de refrigeração do veículo.

Vedante

Sendo o rolamento composto por metal, o risco de corrosão é elevado. Como tal, o componente necessita de ser protegido de qualquer exposição ao líquido.

O vedante é colocado para proteger o rolamento de qualquer contaminação e para selar a bomba de forma hermética. Se houver alguma fuga, a bomba de água não produzirá pressão suficiente, o que resultará numa falha. Portanto, o vedante desempenha um papel importante para manter a bomba de água intacta.

A Dolz utiliza os mais modernos vedantes dinâmicos do mercado, que asseguram uma longa vida útil da bomba de água desde que utilizadas com líquido de qualidade adequada.

Rotor

O rotor é utilizado para aumentar a pressão e o fluxo do líquido dentro da bomba de água. Por outras palavras, é o coração da bomba de água, uma vez que, sem ele, todo o sistema pode falhar. É o rotor que retém o líquido nas aletas e aumenta o fluxo ao girar.

O binário resulta da polia e dos rolamentos. A eficácia da bomba de água é determinada pelas especificações do rotor. Convém ter em conta o diâmetro e o número de aletas de que dispõe. Ambas as partes é que decidem a quantidade de pressão a produzir pela bomba. Os rotores são fabricados em plástico, metal ou ferro fundido.

Como saber se a bomba de água está a falhar? “Existem alguns fatores que podem indiciar a falha da bomba de água no veículo, como uma fuga no líquido de refrigeração, o sobreaquecimento do motor e a existência de fumo no radiador”, revela a Dolz.

Caso qualquer dessas situações ocorra, é provável que a bomba de água tenha falhado ou esteja prestes a falhar. Se tal acontecer, o veículo deve ir, logo que possível, à oficina, de modo a que o mecânico verifique se existe alguma falha na bomba de água.

A Dolz é um gigante na indústria de bombas de água, dando resposta às necessidades dos clientes há mais de 80 anos. A empresa tem enfrentado, com sucesso, a concorrência ao longo dos tempos através do fabrico de bombas de água fiáveis ​​e duráveis.

Existem alguns fatores que podem indiciar a falha da bomba de água no veículo, como uma fuga no líquido de refrigeração, o sobreaquecimento do motor e a existência de fumo no radiador

Water pump components

As bombas de água Dolz são certificadas pela norma ISO 9001, o que significa que existe um forte compromisso da empresa para com a qualidade e a satisfação do cliente. A Dolz fabrica uma ampla gama de bombas de água para automóveis, camiões e tratores.

A Industrias Dolz continua a expandir a sua gama, consolidando a sua posição de líder no aftermarket, através do lançamento de novas bombas de água elétricas, variáveis ​​e auxiliares.

A Dolz lançou há dias 14 novas referências de bombas auxiliares, que já estão disponíveis no mercado. Todas são elétricas e têm como função arrefecer o habitáculo dos veículos.

Mais sobre a Industrias Dolz aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
WRX WolfMF Pinto Import. export peças, S.A.Logo_Mcnur_300x150ImporfaseChampion Lubricantsliquimoly_300x150_m

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros

Internacional

Internacional