A UFI Filters, empresa especialista em filtração, gestão térmica e tecnologias para o desenvolvimento de soluções de hidrogénio, produziu um novo módulo de filtração para a FPT Industrial como equipamento de origem para o novo motor Cursor XC13, um motor pesado topo de gama para veículos com cilindrada de 13 litros e potência de até 600 cv.
“O novo módulo de filtração da UFI permite uma concentração de tecnologias que integram o filtro e o pré-filtro Diesel no mesmo componente. As suas principais inovações incluem o altíssimo desempenho de separação da água do óleo, que chega a 96%, e é alcançado pelo módulo de pré-filtro. Esta água pode, então, ser descarregada separadamente do combustível através de um sistema automático operado a partir do habitáculo do veículo”, explica a empresa.
O módulo também utiliza materiais leves e com design otimizado, que contribuem para a redução do peso do veículo. Além disso, também está equipado com uma válvula termostática, uma válvula de retenção e duas válvulas para facilitar as operações de serviço, desenvolvidas e fabricadas pela UFI. Mais: um conjunto de sensores de pressão e temperatura de alta tecnologia mede as condições de funcionamento dos diferentes circuitos.
“Este tipo de módulo foi projetado para dar resposta aos requisitos mais extremos. De facto, ao garantir baixas quedas de pressão no circuito Diesel, contribui não só para a redução do consumo de combustível, como, também, para a obtenção do desempenho máximo do veículo pesado a um nível elevado”, sublinha a UFI Filters, em comunicado.
Separar partículas
“O novo módulo de filtração da UFI Filters é fundamental para reduzir o peso dos veículos equipados com o novo Cursor XC13, contribuindo, assim, para a sua sustentabilidade”, garante a empresa.
“Na construção do módulo, a UFI utiliza alumínio e polímeros técnicos (como a poliamida) para manter o peso baixo. O pré-filtro é feito com o meio filtrante sintético FormulaUFI.Extreme acoplado a um septo interno hidrofóbico, garantindo uma capacidade de separação de água de até 96%, conforme a ISO 16332”, acrescenta.
O filtro, que tem a função de separar as partículas mais finas, é feito de material filtrante FormulaUFI.Stratiflex, uma combinação de meltblown e celulose, que atinge capacidade de filtração de 98% a 4 mícrones, conforme a ISO 19438.
“Para os motores FPT Industrial Cursor XC13, a UFI Filters também fornece um novo filtro blow-by do tipo rotativo, desenvolvido como uma evolução dos produtos existentes na linha de sistemas de filtração UFI. Feito com meio filtrante FormulaUFI.Micron, oferece alta capacidade de filtração até das menores partículas, ajudando a manter baixas emissões durante toda a vida útil do veículo”, reforça a UFI Filters.
“O novo módulo de filtração integrado para o motor Cursor XC13 da FPT Industrial é mais uma confirmação da excelência tecnológica alcançada pela UFI Filters, bem como da capacidade da empresa de trabalhar, lado a lado, com OEM para desenvolver produtos de ponta feitos sob medida, alinhados com requisitos renovados de sustentabilidade”, assegura a empresa.
Drenagem automática
“O combustível é filtrado em dois estágios, ambos geridos pelo novo módulo da UFI Filters integrado. O cartucho de pré-filtração remove partículas contaminantes maiores do que o gasóleo, juntamente com a água, que, muitas vezes, está presente na rede de distribuição de combustível”, esclarece a UFI Filters.
O módulo pré-filtro UFI, graças ao material filtrante do FormulaUFI.Extreme acoplado a uma vela hidrofóbica dentro do cartucho, é capaz de separar até 96% da água presente no óleo, que é armazenada no tanque na parte inferior do pré-filtro.
“Este recurso é uma inovação importante introduzida pela UFI no motor Cursor XC13. Anteriormente, a água era escoada manualmente pelo veículo ou operador de manutenção através de torneiras especiais”, diz.
“O novo módulo UFI, por outro lado, está equipado com um sistema automático que permite esvaziar o reservatório de água quando a capacidade máxima é atingida, bastando acionar um interruptor de controlo localizado no habitáculo do veículo. Um sinal especial no painel de instrumentos do veículo avisa quando tal é necessário”, revela a empresa italiana.
Pré-filtro de alta tecnologia
Outro componente importante do pré-filtro é a válvula termostática, desenvolvida e fabricada pela UFI, que tem a função de aquecer, rapidamente, o óleo durante a operação em temperaturas ambientes muito baixas.
“O combustível é aquecido dentro do circuito e levado às condições ideais para o mesmo. O pré-filtro também é equipado com uma válvula de retenção, que evita que o óleo regresse ao tanque devido à gravidade quando o motor é desligado”, afirma a mesma fonte.
Tanto o filtro como o pré-filtro estão equipados com sensores, cuja função é medir as condições dos diferentes circuitos. O pré-filtro é equipado com sensor de pressão, enquanto o filtro mede pressão e temperatura. O primeiro opera com pressão negativa, enquanto o segundo opera com pressão positiva. Os circuitos são separados, mas conectados por um sistema de conexões que os liga às bombas.
Papel do filtro
O filtro inclui um elemento filtrante fino com altíssima eficiência e capacidade de retenção de sujidade, ou seja, é capaz de remover as menores partículas do óleo. Dispõe de capacidade de filtração de 98% a 4 mícrones, conforme a ISO 19438, graças ao material FormulaUFI.Stratiflex. Desta forma, contribui para preservar a integridade dos injetores do motor.
Atendimento facilitado
“A manutenção periódica do módulo de filtração é programada pelo fabricante do veículo de acordo com a quilometragem percorrida. A manutenção exige que o operador esvazie o filtro e o pré-filtro de Diesel. Para isso, é fornecida uma válvula adicional no módulo UFI, que drena o combustível para o tanque”, refere.
“Isto evita derramamentos perigosos para os técnicos e que são prejudiciais ao ambiente. Em seguida, são substituídos os cartuchos filtrantes e o pré-filtro, que contam com acoplamentos patenteados, e, em seguida, o circuito é reabastecido com a bomba especial – conhecida como bomba de escorva – que tem a função de encher o circuito durante as operações de manutenção”, explica a UFI Filters.
“Uma bomba retira o gasóleo do depósito do veículo e enche o circuito: primeiro a bomba de baixa pressão, depois o próprio pré-filtro, o filtro e, por último, a bomba de alta pressão. Uma torneira de purga na tampa do filtro também sangra o ar do circuito. Já a drenagem da água, ocorre em modo automático, podendo ter lugar diversas vezes durante a vida útil dos cartuchos, dependendo da qualidade do gasóleo utilizado”, acrescenta ainda a UFI Filters.
Filtro blow-by
O filtro blow-by do motor Cursor XC13 está ancorado na bomba de alta pressão e trata-se de uma unidade rotativa. O meio filtrante utilizado é o FormulaUFI.Micron, que consiste em fibras de vidro combinadas com outras fibras sintéticas e uma malha plástica externa. Oferece elevada filtração que captura 95% (de acordo com a ISO 17536) até mesmo das menores partículas.
“A função do filtro blow-by é separar o óleo e o ar nos vapores que sobem do cárter do motor, o que desempenha um papel fundamental na redução das emissões poluentes do motor”, explica.
“Graças ao separador rotativo, que atua tanto através do meio filtrante como pela força centrífuga, as partículas de óleo são forçadas para as paredes externas da tampa do sistema de ventilação do cárter e o ar é aspirado através de um eixo oco e limpo dos resíduos de combustão. Em seguida, é realimentado no sistema de admissão do motor”, reforça a UFI Filters.
E conclui: “A recuperação de óleo desempenha um papel essencial na manutenção da limpeza da turbina do compressor do motor e na prevenção da acumulação de resíduos de carbono no lado da entrada de ar do motor. Desta forma, o filtro blow-by da UFI contribui para manter baixas emissões ao longo da vida do veículo”.
Mais sobre a UFI Filters aqui.