Os principais elementos a ter em consideração na organização são o espaço físico, a organização dos colaboradores e o fluxo dos processos de trabalho.
Manter a oficina de trabalho organizada vai ajudar nos seguintes aspetos:
– Aumento da segurança para a equipa e clientes;
– Fluxo de trabalho fluido e um aumento da produtividade;
– Redução de desperdícios;
– Redução de erros humanos;
– Redução de custos devido a erros de stock;
– Ambiente de trabalho agradável;
– Melhor imagem para os clientes.
Verifique as quatro dicas de organização da KROFtools que ajudam a facilitar todos os processos de trabalho de uma oficina de reparação de automóveis.
A organização no trabalho, quer de processos quer do espaço físico, é crucial para atingir os resultados que espera. Manter a oficina de trabalho organizada vai ajudá-lo em vários aspetos
Oficina de trabalho: dicas para manter a organização
1. Manter o espaço organizado
Uma forma de manter o espaço bem organizado passa por investir em carros de ferramentas. A sua utilização promove um espaço de trabalho organizado e limpo, evita que as ferramentas se percam, fazendo com que o fluxo de trabalho não seja interrompido. Para garantir tudo isto, é fundamental investir em bancadas, armários e expositores.
2. Reduzir os “tempos mortos”
Os seus colaboradores devem aceder rapidamente às ferramentas e equipamentos, sem que seja necessário deixar a sua área de trabalho. Estações de trabalho móveis e o agendamento de tarefas podem ser excelentes soluções para que o mesmo equipamento, ferramenta ou software não seja necessário em dois locais diferentes ao mesmo tempo.
3. Melhorar os processos
Uma boa gestão de projetos garante a assertividade das operações, potencia a redução de custos e uma melhoria na qualidade das tarefas desempenhadas.
Dividir a sua oficina por secções, atribuindo a cada uma delas a execução de funções específicas, pode ser uma estratégia eficaz de organização. Um bom exemplo é verificar quais os trabalhos que realiza com mais frequência e criar espaços, com as ferramentas apropriadas, para essas tarefas.
4. Dar uso à tecnologia
Com a tecnologia adequada, vai ser capaz de otimizar o trabalho da sua oficina, fazer diagnósticos mais precisos, determinar os recursos gastos num serviço, agendar compromissos, fornecer atualizações e ordens de serviço automatizadas e fazer o rastreio ao stock de peças.
Estas e outras técnicas de organização vão ajudá-lo a reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a imagem da sua oficina.
Consulte aqui o artigo completo disponível no blogue da KROFtools.