“A bomba de água auxiliar difere de uma bomba de água única, uma vez que inclui um motor controlado eletricamente. A sua principal função é fazer a circulação da água através de um tubo bypass a partir das linhas principais de refrigeração até ao núcleo do aquecedor”, começa por explicar a NRF.
“O núcleo do aquecedor é utilizado para acumular calor e distribuir o ar quente pelo veículo quando o aquecedor é ligado. O principal motivo de falha das bombas de água axiliares (AWP na sua sigla em inglês) é o envelhecimento e desgaste do motor elétrico”, acrescenta.
https://www.youtube.com/watch?v=-5W49CiBiXc
“As bombas de água auxiliares são utilizadas em sistemas start/stop como bombas de água secundárias para manter a circulação do líquido de refrigeração e manter o turbocompressor refrigerado e para manter os condensadores de ar condicionado arrefecidos com o líquido de refrigeração”, afirma a NRF.
Mas as suas funções não se ficam por aqui. “Nos veículos híbridos, destinam-se a manter as baterias a uma temperatura constante. Além disso, nos sistemas de controlo automático conservam a cabine aquecida mesmo após o motorista do camião desligar a ignição”, assegura.
Mais sobre a NRF aqui.





