Arrancou, ontem, o Rally Dakar 2025 e o piloto português João Ferreira, em parceria com a Repsol, entrou em ação aos comandos do seu MINI JCW Rally Plus, abastecido com combustível 100% renovável da Repsol.
“O Dakar não é apenas palco para a competição. É, também, um laboratório vivo para testar soluções sustentáveis em condições extremas”, avança a empresa. “A utilização de combustíveis renováveis não exige modificações nos motores ou na infraestrutura de abastecimento, tornando-os numa alternativa viável e imediata para a redução de emissões poluentes”, sublinha a Repsol, em comunicado.
O Dakar 2025 promete ser das edições mais desafiantes de sempre, com o rally a percorrer mais de 8.000 km divididos em 14 etapas, que atravessam terrenos inóspitos e paisagens deslumbrantes da Arábia Saudita. Cada etapa será um verdadeiro teste de resistência, navegação e estratégia, elementos onde João Ferreira espera brilhar, competindo ao mais alto nível enquanto promove soluções sustentáveis para o futuro da mobilidade.
Descarbonizar desporto
Como parte deste compromisso, a Repsol e João Ferreira renovaram a sua parceria para o ano de 2025, reforçando a aposta na inovação e na descarbonização do desporto automóvel, continuando a promover soluções energéticas que combinam alta performance e respeito pelo ambiente.
Para João Ferreira, esta parceria é muito mais do que uma aliança competitiva. “Competir com o combustível 100% renovável da Repsol no Dakar é uma demonstração de que é possível combinar sustentabilidade e alta performance. Esta prova extrema será mais uma oportunidade de provar que os combustíveis renováveis são o futuro”, diz.
Descarbonizar em alta performance
Com apenas 25 anos, João Ferreira é uma das grandes promessas do desporto motorizado, tendo já um impressionante palmarés que inclui títulos no Campeonato Português de Todo-o-Terreno, na Taça da Europa de Bajas e o primeiro lugar do pódio na Taça do Mundo de Bajas. Esta experiência, combinada com o uso do combustível 100% renovável da Repsol, exemplifica a perfeita união entre inovação tecnológica e descarbonização do desporto automóvel.
João Ferreira compete com um MINI JCW Rally Plus abastecido, exclusivamente, com combustível 100% renovável da Repsol. O carro não sofreu qualquer alteração estrutural ou de motorização e os excelentes resultados obtidos pelo jovem piloto nas últimas competições provam que a utilização deste combustível não altera a performance em prova.
“O combustível 100% renovável da Repsol, desenvolvido a partir de matérias-primas com origem em resíduos, é uma solução concreta para a descarbonização do desporto automóvel e da mobilidade em geral”, explica a Repsol.
E vai mais longe: “Este combustível demonstrou ser tão eficiente como as alternativas tradicionais, evitando a emissão de 12 toneladas de CO2 equivalente (CO2eq) ao longo da temporada de 2024, mantendo a performance necessária para competições de alto nível, como o Todo-o-Terreno”.
Para Armando Oliveira, administrador-delegado da Repsol Portuguesa, esta edição do Dakar representa um marco na história da empresa. “O nosso combustível 100% renovável está a transformar a forma como pensamos a mobilidade no desporto motorizado”, frisa.
“Testá-lo em condições tão exigentes como as do Dakar, é um passo fundamental para provar que sustentabilidade e performance podem caminhar juntas. Estamos confiantes de que o João Ferreira será um embaixador extraordinário desta missão”, acrescenta.
Nova fábrica
A Repsol é a única empresa na Península Ibérica que dispõe de uma fábrica totalmente dedicada à produção de combustíveis 100% renováveis (HVO e SAF) à escala industrial, estando localizada em Cartagena.
A nova fábrica tem capacidade para produzir 250 mil toneladas de combustíveis renováveis por ano a partir de matérias-primas com origem em resíduos (agrícolas, florestais, biomassas, gorduras animais e óleos usados.
“Este combustível renovável pode ser utilizado em aviões, barcos, autocarros, camiões ou automóveis. Os combustíveis renováveis são uma das principais alavancas da estratégia da Repsol para acelerar a descarbonização dos transportes e conseguir ser uma empresa com emissões líquidas zero até 2050”, afirma a empresa.
E conclui: “Hoje, a Repsol conta com mais de 55 estações de serviço em Portugal que já abastecem Diesel Nexa 100% renovável em toda a Península Ibérica”.
Mais sobre a Repsol aqui.