Em retrospetiva, todas as histórias de sucesso parecem simples. Mas se recuarmos ao dia 6 de abril de 1946, faz hoje, precisamente, 75 anos, poucos apostariam que “aquele” primeiro pneu, produzido em Portugal, na pioneira fábrica, em Lousado, da marca Mabor, conseguiria “rolar” durante tantos anos e alcançar tamanha posição de referência nacional e internacional.
A Mabor procurou distinguir-se, desde sempre, pelo pioneirismo e pela inovação em termos de campanhas de publicidade e marketing. Segundo reza a história, foi graças à Mabor que surgiram as primeiras placas de publicidade exterior em Portugal.
Mas não só. A longínqua história da Mabor encontra-se, também, fortemente marcada pela sua ligação ao desporto automóvel, logo a partir da década de 50. E durante mais de 30 anos, diga-se, destacando-se não só a nível técnico e de performance, como, também, enquanto marca, publicitando os maiores circuitos e competições da altura.
A partir desta época, passou a ser impossível dissociar a marca do meio automobilístico português. Uma associação que se manteve ao longo de várias décadas e que ainda hoje se mantém bem viva nas memórias de muitos portugueses aficionados pelo desporto automóvel.
Nesta ligação ao desporto automóvel, de sublinhar ainda a participação (e o triunfo) da Mabor no icónico Troféu Datsun 1200, em 2004, com um carro totalmente decorado com as cores da marca.
Os anos continuaram a passar. E, em 1990, o Grupo Continental criou uma joint-venture com a Mabor e a marca passou a fazer parte do seu universo. Dois anos depois, a Continental AG adquiriu a maioria do capital.
“É muito interessante perceber que, 75 anos depois, continua viva e a ser muito acarinhada pelos portugueses”, diz Pedro Teixeira, diretor-geral da Continental Pneus Portugal, a propósito da longevidade da Mabor.
No ano em que se assinalam sete décadas e meia do lançamento no mercado do primeiro pneu Mabor, os níveis de notoriedade que ainda hoje a marca alcança são “um case study, sendo líder destacada no seu segmento. O sucesso da Mabor reside, também, na sua íntima ligação à história de Portugal, tendo acompanhado várias gerações”, acrescenta Pedro Teixeira.
O diretor-geral da Continental Pneus Portugal destaca a forma como a Continental tem vindo, nos últimos anos, a reforçar a importância da marca no setor, impulsionando o valor que a mesma tem para Portugal, devido à sua história e tradição.
“A Mabor é responsável por um capítulo magnífico na história do nosso país. Representa o espírito empreendedor, ambicioso e arrojado dos portugueses”, afirma.
Acrescentando de seguida: “E a Continental, com o know-how e a visão estratégica que, desde sempre, lhe são reconhecidos, não desperdiçou este magnífico capital e tem sabido posicionar e renovar a Mabor para que esta continue a dar cartas nos próximos 75 anos”.
Pedro Carreira, presidente do Conselho de Administração da Continental Mabor, por sua vez, foca-se na importância do dia 6 de abril de 1946, “data da inauguração oficial da Mabor: foi um dos primeiros marcos históricos na produção de pneus em Portugal. Prestamos a nossa homenagem aos seus fundadores e a todos os colaboradores, pois, sem eles, a nossa empresa, Continental Mabor, provavelmente não existiria. Foram pioneiros e audaciosos no seu tempo. E esse espírito tem passado de geração em geração e ainda se mantém nos nossos dias”.
Para assinalar a data, a Mabor lançará uma ilustração alusiva a estes 75 anos, da autoria de Rui Ricardo. Natural do Porto, Rui Ricardo revelou, desde cedo, os dotes no desenho e as suas primeiras publicações foram aos 15 anos.
1940
Dá-se o registo de uma empresa, a ser instalada em Lousado, pioneira no fabrico de pneus em Portugal. Uma vez que esta indústria não estava desenvolvida em Portugal, a Mabor conta com a General Tire & Rubber Company como parceiro para, entre outros, fornecer assistência tecnológica e maquinaria especializada.
1946
1946
A Mabor inaugura, em Lousado, a sua primeira fábrica e, no próprio dia da inauguração, apresenta o primeiro pneu da marca, vulcanizado no mês anterior (março). Este foi, também, o primeiro pneu produzido em Portugal.
Década de 50
Década de 50
É durante esta década que se inicia a sua aposta no mundo do desporto automóvel, tornando-se numa importante referência nacional nesta área. A Mabor destaca-se nas competições de automóveis, não só a nível técnico, mas, também, enquanto marca, publicitando os maiores circuitos e competições da altura. A partir daqui, passa a ser impossível dissociar a marca do meio automobilístico português. Os maiores pilotos da altura, como era o caso de Vasco Sameiro, corriam com pneus Mabor.
1968
1968
A Mabor abre uma nova fábrica, nas proximidades, o que se torna expressão do seu crescimento, tanto em volume de vendas como no reconhecimento.
Década de 70
Década de 70
A Mabor volta a investir nas competições de automóveis, desta vez através dos ralis. O background da marca nas competições em circuito dá-lhe credibilidade e faz com que os pilotos de ralis confiassem na mesma. O gosto que os representantes da marca Mabor mostram pela competição leva a mesma a criar o Troféu Mabor, uma prova que está inserida no Campeonato Nacional de Ralis.
Década de 80
Década de 80
Após a suspensão das competições, devido à crise do petróleo, a Mabor volta a promover a prova da marca, o Troféu Mabor.
1990
1990
A Continental AG e a Mabor decidem constituir uma nova empresa para a produção de pneus: a Continental Mabor. A Mabor e a Continental Mabor constituem-se como empresas autónomas e independentes, sendo a primeira acionista da segunda. Os terrenos foram assumidos, via contratos, pela segunda. A Mabor, enquanto empresa continua com os restantes bens imóveis e com as outras empresas (Polímeros do Ave, Têxtil Artificial do Porto, ITA, Mabor Angola, Mabor Moçambique) e a área de vendas de pneus da marca Mabor, com delegações nas zonas norte, centro e sul.
1992
1992
A Mabor vende as suas posições na ITA à Continental e a área de vendas e efetua a fusão da área comercial dos pneus Mabor com Scrimex. A marca de pneus Mabor passa a pertencer a 100% à Continental.
1996
1996
A Mabor celebra meio século de existência no mercado.
1999
1999
A Volkswagen ganha exclusividade de distribuição de pneus Mabor na Alemanha.
2002
2002
O volume anual de vendas de pneus Mabor excede a marca de um milhão.
2007
2007
Início da distribuição exclusiva na Europa Oriental e Áustria, através da Porsche.
2008
2008
A Mabor lança o pneu Sport Jet 2, o sucessor do Sport Jet.
2014
2014
É lançado o mais recente pneu da Mabor, o Sport Jet 3, no Circuito Vasco Sameiro, em Braga.
2020
2020
Regresso às grandes competições desportivas, desta vez, no relvado, ao patrocinar o Belenenses SAD. De recordar que a Mabor já tinha estado presente no futebol, já que nas épocas 1996-1997 e 1997-1998 foi Sponsor Oficial do Boavista Futebol Clube.
2021
2021
Marca assinala 75 anos.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade