A Clarios, especialista global em soluções avançadas de baterias de baixa tensão, anunciou um acordo para desenvolver baterias de iões de lítio de 24 Volt para aplicações pesadas em conjunto com um grande fabricante europeu de camiões.
“A tendência no transporte rodoviário é a integração de mais dispositivos elétricos, como sistemas de estacionamento, aquecimento e refrigeração, para aumentar o conforto do condutor”, adianta a Clarios.
“As tendências de eletrificação, incluindo a mudança de sistemas auxiliares de sistemas hidráulicos e de pressão de ar para elétricos e a implementação de tecnologias x-by-wire, como brake-by-wire e steer-by-wire, estão a impactar, significativamente, a rede de energia de baixa tensão em veículos comerciais e camiões”, acrescenta.
“Esses avanços, juntamente com o aumento da procura por Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), infoentretenimento e conectividade, estão a transformar os veículos pesados e a aumentar os requisitos de segurança e a necessidade de redundância na arquitetura elétrica/eletrónica (E/E)”, reforça.
“Os atuais requisitos de energia podem exigir até 30% mais capacidade da bateria durante a noite com recursos otimizados de conforto hoteleiro contribuindo para cargas elétricas mais altas e limitações anti inatividade, resultando em ciclos de descarga mais profundos de até 80% diariamente”, sublinha a empresa.
Aproveitar pernoitas
“Os sistemas de iões de lítio são uma excelente opção para essas novas exigências, oferecendo eletroquímica versátil com diversas opções de design. O sistema de iões de lítio da Clarios é suficientemente robusto para suportar as fortes vibrações dos camiões rodoviários e integra-se perfeitamente em todas as funções necessárias de segurança e condução autónoma”, afirma a empresa.
“O desempenho otimizado suporta pernoitas sem inatividade e alimenta a rede de baixa tensão, permitindo recursos de conforto na cabine e cargas de chave desligada, como atualizações de software sem fio quando necessário”, diz.
E vai mais longe: “Em linha com o seu compromisso de expandir o portefólio para além das atuais ofertas de baterias AGM, a Clarios também está a explorar tecnologias futuras, incluindo iões de sódio e outros produtos químicos”.
No mesmo documento, pode ler-se: “Esta abordagem permite que a Clarios permaneça adaptável e responsiva às necessidades em evolução do mercado de veículos pesados, sem ficar confinada a uma única tecnologia”.
Antecipar falhas
“A falha da bateria pode ser responsável por até 20% do tempo de inatividade de um camião”, alerta Federico Morales Zimmermann, vice-presidente e diretor-geral de clientes globais, produtos e engenharia da Clarios.
“A nossa nova bateria de iões de lítio de 24 Volt para frotas pesadas não apenas aborda esse desafio, reduzindo o tempo de inatividade, mas, também, introduz recursos avançados de gestão de energia que otimizam a eficiência geral das operações da frota”, enfatiza.
“Ao integrar diagnósticos inteligentes e recursos de manutenção preditiva, essas baterias permitem que os operadores antecipem e evitem falhas antes que elas ocorram, resultando em economias significativas em reparações de emergência e substituições prematuras”, dá conta.
“Estamos a planear comercializar este desenvolvimento na EMEA sob a VARTA Automotive, a marca líder na Europa para baterias de baixa tensão, solidificando ainda mais a nossa posição como inovadores em soluções de eletrificação de frotas e gestão de energia”, assegura.
A Clarios, fabricante mundial de baterias de baixa tensão para mobilidade, tem quase 20 anos de experiência no desenvolvimento de células de iões de lítio. A sua experiência inclui química, design de células, triagem de fornecedores, testes de desempenho e produção.
Mais sobre a Clarios aqui.