powered by

Clarios investe 200 milhões de euros na produção de baterias na Europa

Objetivo passa por expandir tecnologia de baterias avançadas AGM (Absorbent Glass Mat). Em 2026, produção aumentará 50% a cada ano.
Check-up Media Clarios Hanover

O fabricante de baterias Clarios está a investir, aproximadamente, 200 milhões de euros nas suas fábricas europeias entre 2022 e 2026, com o objetivo de expandir, continuamente, as suas capacidades de produção de baterias avançadas AGM (Absorbent Glass Mat).

“A partir de 2026, serão produzidas cerca de 50% mais unidades por ano. Na Europa, Médio Oriente e África (EMEA), a Clarios opera 13 locais de produção, incluindo dois centros de reciclagem”, avança a empresa.

“Estes investimentos fazem parte da estratégia da Clarios de investir globalmente em projetos especificamente focados na produção AGM a curto prazo, o que permite à Clarios na EMEA e à sua marca de pós-venda VARTA Automotive fortalecer a posição de liderança nesta região, impulsionando a nossa capacidade de fornecer os clientes ainda mais rápido do que antes”, sublinha, em comunicado.

Refira-se que a expansão cria cerca de 150 empregos diretos nas fábricas modernas na Alemanha, Espanha, República Checa e França, permitindo a construção de clusters de produção que dão vida à “estratégia na região para a região” também na EMEA.

Mobilidade sustentável

“A indústria automóvel está a mudar, impulsionada pelas tendências de eletrificação, digitalização e circularidade”, diz a Clarios. “À medida que as plataformas se tornam cada vez mais complexas e exigentes em termos de energia, a necessidade de desenvolver sistemas avançados de baixa tensão, capazes de fornecer a energia necessária para o desempenho e a segurança, torna-se ainda mais crucial. Esperamos que a procura global por sistemas avançados de baixa tensão cresça 7% ao ano até 2030”, explica a empresa.

As baterias AGM da Clarios são essenciais para a mobilidade sustentável. “Garantem um desempenho ideal em veículos elétricos e fornecem potência constante para funções cruciais de segurança e conforto, tanto em veículos elétricos como em veículos comerciais modernos. Em veículos com motor de combustão, permitem funções de poupança de combustível, como a tecnologia start-stop”, adianta a mesma fonte.

Check-up Media Clarios

E salienta: “Na Europa, a Clarios é líder indiscutível de mercado com as suas soluções avançadas de baterias, que incluem a marca de baterias para veículos VARTA Automotive: Sete em cada 10 novos veículos com tecnologia start-stop contam baterias AGM da Clarios, que arrancam o motor de forma fiável após cada paragem. Além disso, as baterias xEV para veículos elétricos, lançadas pela VARTA Automotive no ano passado, já representam 90% dos veículos eletrificados nas estradas europeias e são, também, adequadas para modelos futuros”, acrescenta.

Foco na Europa Central

A maior expansão da capacidade da AGM ocorrerá na fábrica de Hanover, na Alemanha, que também abriga a sede europeia da Clarios. A empresa utiliza a maior parte do investimento para financiar novos ativos e também está a otimizar processos e a migrar todo o local, incluindo a produção de caixas, para tecnologias avançadas de baterias.

“Através da automatização extensiva, estamos a aumentar a produtividade no local e, ao mesmo tempo, a garantir os empregos existentes”, destaca Werner Benade, presidente EMEA da Clarios.

Para criar o espaço necessário, uma parte significativa da produção de baterias convencionais e de baterias EFB avançadas para fabricantes de equipamento original (OEM) foi transferida de Hanover para Česká Lípa, na República Checa.

Além disso, caixas plásticas para baterias AGM e peças pequenas, como plugs e alças, também serão cada vez mais produzidas em Česká Lípa. Capacidades adicionais também foram criadas neste local: a Clarios está a expandir o prédio da fábrica e a investir em novas máquinas de produção por um valor de “dois dígitos”, revela a Clarios, no comunicado.

Em Zwickau, na Alemanha, a Clarios já opera a maior fábrica de produção de baterias AGM do mundo. A capacidade anual aqui aumentou significativamente, o que se baseia num volume de investimento de vários milhões. Desde o início da produção AGM, em 2002, mais de 80 milhões de baterias foram fornecidas por Zwickau.

Check-up Media Clarios 3
Acelerar tendências

A operação de reciclagem em Krautscheid, na Alemanha, apoia a expansão da AGM com o aumento da reciclagem de ligas de chumbo para as redes utilizadas nas baterias AGM.

A unidade de Krautscheid complementa, assim, a expansão da capacidade da rede de produção para a Europa Central, que garante o fornecimento aos fabricantes de veículos da região e ao mercado de reposição.

Um cluster de produção adicional está localizado na Península Ibérica. “No futuro, as baterias convencionais e EFB para fabricantes de equipamentos de origem (OEM), que, anteriormente, eram fabricadas em Hanover, serão produzidas nas unidades espanholas de Burgos e na fábrica de caixas de baterias em Ibi”, revela.

“As capacidades de produção serão ampliadas em conformidade. Para isso, o equipamento será transferido de Hanover e será feito um investimento de poucos milhões nas duas instalações espanholas. A Clarios já investiu mais de vários milhões na fábrica de Ibi nos últimos três anos”, refere.

“Além disso, a fábrica em Guardamar, Espanha, também fabricará 50% mais redes Power Frame para baterias EFB e será equipada com uma linha de produção adicional para isso”, reforça a empresa.

O cluster de produção na Península Ibérica também reciclará localmente o chumbo de baterias antigas. A central de reciclagem de Medina del Campo tem sido uma parte crucial da cadeia de abastecimento interna desde 2022.

Check-up Media Clarios IAA 2024

“Todos esses investimentos na nossa tecnologia AGM líder garantem que os nossos clientes nos negócios OEM e de reposição recebam as melhores e mais eficientes baterias”, explica Benade.

“Assim, continuaremos a apoiar todas as funções elétricas e relevantes para a segurança para todos os tipos de veículos por muito tempo. Estamos a avançar com as nossas soluções para transformar a indústria automóvel, implementando as tendências de eletrificação, digitalização e economia circular”, afirma o responsável.

Tecnologia de rede AGM e Power Frame

“AGM significa Absorbent Glass Mat e é um desenvolvimento adicional da bateria de chumbo-ácido. O eletrólito está preso a uma esteira de fibra de vidro. Tal evita a estratificação do eletrólito, principal causa de falhas nas baterias de arranque de chumbo, o que aumenta, significativamente, a vida útil. Um benefício adicional da tecnologia AGM é a elevada capacidade de carregamento”, explica a Clarios.

E conclui: “A tecnologia patenteada de grade Power Frame fornece uma estrutura forte para as baterias AGM da Clarios para garantir maior durabilidade e resistência à corrosão, bem como um desempenho de arranque formidável e melhor fluxo de corrente. As grades Power Frame também podem ser fabricadas de forma mais ecologicamente correta do que os designs convencionais”.

Mais sobre a Clarios aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade

Atualidade