A Clarios anunciou que a sua unidade de Meadowbrook, em Holland, foi selecionada como “local de montagem dos sistemas de supercondensadores destinados a importantes programas de clientes OEM”.
A decisão representa um “passo relevante na industrialização desta tecnologia e reforça a resiliência da cadeia de fornecimento baseada nos EUA”, afirma.
Estratégia de investimento
Esta escolha enquadra-se na estratégia de investimento de cerca de seis mil milhões de dólares da Clarios nos EUA, “focada no reforço da capacidade industrial doméstica e na criação de uma cadeia de fornecimento robusta para tecnologias avançadas de armazenamento de energia de baixa voltagem”, diz.
“A produção local surge como um fator-chave para responder às exigências de fiabilidade e continuidade dos programas dos construtores de automóveis”, salienta a empresa, em comunicado.
O projeto assenta na experiência da Maxwell Technologies, unidade de negócio independente integrada na Clarios e reconhecida pelo “desenvolvimento de células e módulos de supercondensadores”.
Com décadas de inovação neste domínio, a Maxwell reforça o “posicionamento tecnológico da Clarios em soluções de armazenamento de energia de elevada performance e curta duração”, revela.
Cargas e descargas rápidas
“Os sistemas de supercondensadores da Clarios, também designados por ultracondensadores (UCM) em algumas aplicações OEM, foram desenvolvidos para arquiteturas automóveis de 12V e 48V”, explica.
“Estas soluções permitem cargas e descargas rápidas, aumentando a fiabilidade de funções essenciais, como direção por fios, estabilização de chassis, estabilidade de tensão e redundância energética, sobretudo quando integradas com baterias AGM”, destaca.
No contexto da abordagem sistémica da Clarios à gestão de energia de baixa voltagem, “os supercondensadores assumem-se como um elemento central das arquiteturas integradas de potência e estabilidade que estão a ganhar expressão na indústria”.
Cadeia resiliente
Segundo Mark Wallace, CEO da Clarios, a escolha da unidade de Meadowbrook “reforça as capacidades de fabrico nos EUA e garante uma cadeia de fornecimento resiliente para os nossos clientes”, sublinhando o “compromisso da empresa com a produção local e com soluções energéticas avançadas de elevado desempenho”.
Também Federico Morales Zimmermann, vice president & general manager de Global OEM Customers, Products & Engineering, destaca que “este marco reflete a evolução dos sistemas avançados de mobilidade de baixa voltagem e as necessidades crescentes dos construtores”.
Mais: “A combinação da experiência da Clarios em soluções integradas com a liderança histórica da Maxwell em tecnologia de supercondensadores posiciona o grupo para responder às exigências futuras dos programas OEM”.
Mais sobre a Clarios aqui.