powered by

Clarios ganha “Prémio de Economia Circular” pela reciclagem de baterias

Especialista em tecnologias de baterias de baixa tensão na área dos transportes é a vencedora em 2023 do “Prémio de Economia Circular”.

A Clarios, líder global em tecnologias de baterias de baixa tensão, essenciais para o futuro dos transportes, é a vencedora de 2023 do “Prémio de Economia Circular” dos World Sustainability Awards, tendo sido uma das 15 empresas selecionadas para o galardão e a única companhia do setor automóvel a passar à ronda final de consideração.

“Estamos orgulhosos deste reconhecimento do World Sustainability Awards e honrados por estar entre muitas outras empresas líderes do setor que se esforçam para operar de forma sustentável”, afirma o presidente e CEO da Clarios, Mark Wallace.

“Esperamos continuar a colaboração com os nossos clientes, parceiros, fornecedores, legisladores e outras partes interessadas para enfrentar o desafio contínuo de construir um futuro sustentável”, acrescenta o responsável.

O “Prémio Economia Circular” foi entregue em Amsterdão, no dia 19 de outubro, e recebido, pessoalmente, por Christian Rosenkranz, vice-presidente de sustentabilidade e assuntos corporativos da Clarios EMEA.

O galardão reconhece empresas que estão a repensar as suas operações e cadeias de valor “para alcançar um futuro mais sustentável”, de acordo com o website dos Prémios Mundiais de Sustentabilidade.

“Exige a criação de loops em que materiais e produtos sejam, continuamente, reutilizados, reciclados e retidos. Esta categoria reconhece uma organização que foi além para ajudar a criar esta economia, fazendo mudanças significativas na forma como gere os seus negócios para fazê-lo”, pode ler-se.

“A cada hora, todos os dias, no seu sistema global, a Clarios recolhe e transforma cerca de oito mil baterias usadas em novas, com o objetivo de garantir que todas as baterias dos veículos sejam projetadas de forma responsável e possam ser recuperadas e reaproveitadas de forma económica e responsável”, avança a empresa.

Check-up Media Clarios logo

“Os nossos produtos são projetados para que até 99% dos materiais das baterias possam ser recuperados, reciclados e reutilizados de forma responsável para fabricar novas baterias ou outros produtos”, reforça.

“Ao integrar materiais reciclados nas suas baterias, a Clarios utiliza 90% menos energia e gera 90% menos emissões de Gases com Efeito de Estufa do que as que são fabricadas com materiais virgens”, explica a mesma fonte, em comunicado.

Este não é o primeiro reconhecimento que o líder da indústria recebe pelo seu trabalho na construção da infraestrutura necessária para padronizar as economias circulares na indústria de baterias.

O Departamento de Energia dos EUA reconheceu a Clarios, em 2021, como vencedora da Fase II do Prémio de Reciclagem de Baterias de Iões de Lítio. A empresa continua a aplicar a experiência dos seus colaboradores para identificar soluções para os desafios que se colocam para a reciclagem de iões de lítio e para apoiar os fabricantes de automóveis à medida que estes se concentram na circularidade dos seus novos veículos.

Em 2017, a Clarios fundou a Responsible Battery Coalition e associou-se ao Fórum Económico Mundial para formar a Global Battery Alliance para expandir e acelerar a economia circular para as baterias de hoje e de amanhã. Estes esforços reuniram governos, várias ONG, empresas líderes e académicos para promover o desenvolvimento de uma economia de baterias cada vez mais sustentável e circular.

Mais sobre a Clarios aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade

Atualidade