powered by

Clarios formaliza aliança com Altris para iões de sódio

Parceria entre as duas empresas constrói a base para o desenvolvimento dos próximos sistemas de baterias de iões de sódio de baixa tensão.
Check-up Media Clarios Altris

A Clarios, especialista global em soluções avançadas de baterias e Altris, fabricante sueca de protótipos de baterias de iões de sódio, anunciaram um Acordo de Desenvolvimento Conjunto (JDA, na sigla em inglês) exclusivo para aplicações de mobilidade de baixa tensão.

Com base neste acordo, a Altris concentrar-se-á no desenvolvimento da tecnologia de células de iões de sódio para aplicações de baixa tensão, enquanto a Clarios aproveitará a sua experiência em sistemas de gestão de baterias (BMS), software e integração de sistemas para projetar o sistema de baterias.

“Este acordo de desenvolvimento reforça um acordo de colaboração que arrancou no início deste ano, que permitiu criar um plano de produção detalhado para baterias de veículos de baixa tensão utilizando células de iões de sódio. Esta iniciativa é particularmente oportuna, alinhando-se com um momento crucial na transformação da indústria automóvel global”, explica a Clarios, em comunicado.

Avanço tecnológico

Todos os veículos, incluindo modelos híbridos e 100% elétricos, requerem uma fonte de energia fiável de baixa tensão para alimentar sistemas e funções essenciais. “À medida que a complexidade dos veículos aumenta, a rede de baixa tensão deve adaptar-se para suportar uma gama crescente de funções baseadas em software, incluindo direção por fio, travagem por fio, tecnologias autónomas e experiências otimizadas no habitáculo”, adianta a empresa.

“As baterias de iões de sódio são adequadas para dar resposta a esses crescentes requisitos de energia e, ao mesmo tempo, são inerentemente sustentáveis ​​e fáceis de reciclar. A tecnologia de iões de sódio oferece uma densidade de energia equivalente às tecnologias de baterias LFP e é particularmente sustentável graças aos seus materiais ecologicamente corretos e facilmente recicláveis”, sublinha a Clarios.

Check-up Media car x-ray

Os materiais utilizados para produzir células de iões de sódio – sal, madeira, ferro e ar – são abundantes e livres de minerais de conflito e elementos tóxicos. O desenvolvimento de baterias com esta tecnologia para veículos “representaria um avanço importante na tecnologia de baterias automóveis”, defende a mesma fonte.

Baterias de baixa tensão

“Este acordo de desenvolvimento conjunto com a Altris permite à Clarios expandir ainda mais a posição de liderança no desenvolvimento de soluções inovadoras de baterias e satisfazer a crescente procura por sistemas de armazenamento de energia sustentáveis”, diz Federico Morales Zimmermann, vice-presidente da Clarios e diretor-geral de clientes globais, produtos e engenharia.

“Este é um avanço significativo na nossa estratégia de sermos agnósticos em termos químicos quando se trata de produzir baterias de baixa tensão. Agora, temos capacidade de fabricar uma variedade de baterias avançadas, incluindo tapete de vidro absorvente, iões de lítio e iões de sódio, para cumprir as exigências de baixa tensão criadas por tecnologias avançadas de veículos”, acrescenta.

“A Altris quer trazer ao mundo baterias de iões de sódio melhores, mais seguras e verdadeiramente sustentáveis. Este acordo de desenvolvimento conjunto com a Clarios permite-nos continuar o nosso foco no desenvolvimento e fabrico de baterias de iões de sódio especificamente adaptadas para o mercado de baterias automóveis”, refere, por sua vez, Björn Mårlid, CEO da Altris.

“A nossa química tem a vantagem única de combinar desempenho em baixa temperatura com a capacidade de fornecer altas correntes, ao mesmo tempo que mantém uma densidade de energia competitiva. Isto torna-a perfeita para soluções de mobilidade”, finaliza o responsável.

Mais sobre a Clarios aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional