A Clarios, líder global em tecnologias avançadas de baterias, anuncia que a sua nova unidade de negócio Connected Services assinou o primeiro acordo comercial com um operador de frotas europeu para um produto que visa reduzir os tempos de inatividade dos veículos pesados.
Desenvolvida para minimizar o tempo de paragem desnecessário do motor, esta solução proporciona benefícios económicos e uma redução significativa das emissões de CO₂.
A solução Clarios Connected Services foi apresentada, pela primeira vez, no IAA Transportation em Hanover, na Alemanha, e posteriormente testada em colaboração com um cliente de frota comercial na Europa.
O programa piloto demonstrou a eficácia da solução na redução dos tempos de inatividade. Com base nestes resultados positivos, a solução está, agora, a ser implementada em veículos adicionais na frota do cliente.
“Este marco sublinha a procura por soluções inovadoras que reduzam os custos e contribuam para a sustentabilidade”, afirmou Federico Morales-Zimmermann, vice-presidente e diretor-geral dos clientes globais de equipamento de origem, produtos e tecnologia da Clarios.
“A solução não só oferece economia de combustível, como, também, reduz, significativamente, as emissões – uma verdadeira vitória para os nossos clientes e para o ambiente”, acrescentou.
Economia real e impacto ambiental.
Ao reduzir os tempos de paragem, a solução diminui, significativamente, o consumo de combustível. Os dados do projeto-piloto indicam poupanças de até €1.300 por veículo anualmente e uma redução das emissões de CO₂ em, aproximadamente, 2.500 kg por veículo ao ano.
Estas poupanças não só apoiam as metas ambientais dos clientes e reduzem os custos operacionais, como, também, enfatizam a importância da monitorização do Custo Total de Propriedade (TCO, na sua sigla em inglês) para os operadores de camiões. A solução oferece uma alavanca positiva significativa para otimizar os custos operacionais da frota.
O sucesso desta solução decorre da colaboração perfeita entre a Clarios, incluindo contribuições de colegas em Glendale, Wisconsin, e Hanover, na Alemanha, apoiadas por informações regulares fornecidas por clientes de frotas de camiões.
“Esta conquista demonstra o poder de trabalhar como uma equipa unida dentro da Clarios”, disse Christina Yarnold, diretora de Gestão de Produtos e Serviços Conectados, da Clarios.
“Ao alavancar a expertise dos nossos colegas em Glendale e Hanover, trabalhando em estreita colaboração com a equipa de pós-venda e interagindo, diretamente, com o nosso cliente, conseguimos desenvolver e refinar rapidamente uma solução que excede as expectativas”, explicou.
E foi mais longe: “Juntos, estamos a fornecer tecnologia que resolve problemas do mundo real, melhora a experiência do condutor e contribui para um futuro mais sustentável”.
Análise inteligente de dados
A solução foi continuamente refinada para dar resposta às necessidades do cliente, incluindo ajustes de algoritmos para melhor contabilizar as influências energéticas dos painéis solares e dos sistemas hidráulicos. Foi, também, concebida para maximizar os benefícios das baterias Clarios AGM de alta resistência vendidas pela VARTA Automotive na EMEA.
A solução Clarios Connected Services fornece aos operadores de frotas informações em tempo real sobre o desempenho da bateria e do veículo, ajudando a melhorar o conforto do condutor e a suportar uma gestão eficiente da energia.
Para veículos pesados com cabines-cama, esta monitorização fiável é crucial para garantir o conforto e a segurança sem um esgotamento inesperado da bateria.
Com os seus inovadores serviços conectados e sistemas multibateria, a Clarios mantém-se na vanguarda do setor dos veículos comerciais. A plataforma permite aos operadores de frotas preparar o fornecimento de energia dos seus veículos para o futuro através de algoritmos avançados e análises em tempo real, contribuindo para a transformação digital do setor.
A Clarios prevê que a nova solução de redução dos tempos de paragem dos veículos pesados esteja amplamente disponível na EMEA sob a marca VARTA Automotive em 2025.
Mais sobre a Clarios aqui.