Clarios apresenta nova OPTIMA Race Battery

Clarios revelou, no IAA Mobility 2025, a OPTIMA Race Battery: leve, potente e feita para resistir às condições mais exigentes do desporto motorizado.
Check-up Media OPTIMA Race Battery

A Clarios, especialista global em tecnologias avançadas de baterias de baixa voltagem, apresentou, no IAA Mobility 2025, em Munique, a nova OPTIMA Race Battery.

“Concebida para responder às condições mais extremas do desporto motorizado, esta inovação combina construção ultraleve, durabilidade excecional e integração eletrónica de última geração”, avança a empresa. “O marco reforça o compromisso da empresa com a inovação e abre caminho à futura comercialização através da marca global OPTIMA”, reforça a mesma fonte, em comunicado.

Porsche 992 Dakar

O desenvolvimento da bateria resulta, também, da parceria com a FAT International, que sublinha a aposta da Clarios no desporto motorizado e nas comunidades de entusiastas em todo o mundo. “No evento, esta colaboração foi representada pelo Porsche 992 Dakar da coleção FAT International, um modelo único que espelha a performance em condições extremas e a tecnologia aplicada pela Clarios”, explica.

A OPTIMA Race Battery utiliza tecnologia de lítio-ferro-fosfato (LFP) e pesa pouco mais de 4 kg, garantindo mais de 1.000A de potência de arranque. “Com certificação IP69 contra poeiras e água, assegura, também, elevada resistência a vibrações, ideal para ambientes de competição”, assegura.

Check-up Media Clarios Hanover

“O sistema BMS (Battery Management System) integrado inclui proteção contra curto-circuito, sobre/subtensão, sobrecorrente e temperatura, além de balanceamento de células, registo de falhas e erros. Inclui ainda uma fonte secundária constante de 12V para sistemas essenciais, em conformidade com as normas da FIA”, esclarece a mesma fonte.

Visão da marca

Outro destaque é a ampla gama térmica de funcionamento, entre −40°C e +85°C, praticamente inédita em baterias LFP. A isto, soma-se a comunicação CAN, que permite monitorização em tempo real de todos os parâmetros e integração total nos sistemas eletrónicos dos veículos de competição.

“A bateria incorpora, também, o interruptor FIA de corte elétrico, essencial em segurança. Em corridas de resistência, esta função permite a comutação automática ou manual para uma bateria secundária caso a principal falhe, assegurando que a performance nunca é interrompida”, reforça a Clarios.

Desafios reais

Para Federico Morales-Zimmermann, vice-presidente e diretor-geral de Clientes Globais OEM, Produtos e Engenharia da Clarios, este projeto traduz a visão da marca: “A OPTIMA Race Battery reflete o compromisso da nossa equipa de engenharia em responder a desafios reais do desporto motorizado. Não se trata apenas de potência — trata-se de garantir performance e fiabilidade ao mais alto nível, nas condições mais exigentes”.

Mais sobre a Clarios aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Atualidade