Clarios aposta em iões de sódio e prepara produção em série de baterias até 2030

Parcerias estratégicas aceleram o desenvolvimento de baterias de iões de sódio e colocam a Clarios no caminho da produção em série até final da década.
Check-up Media Clarios sodium-ion

A Clarios, especialista global em soluções avançadas de baterias de baixa voltagem, deu um passo decisivo na sua estratégia para a tecnologia de iões de sódio, ao anunciar o reforço de “parcerias estratégicas e o compromisso com a produção em série antes do final da década”. O anúncio foi feito durante o CES 2026, em Las Vegas, e confirma a tecnologia de iões de sódio como um dos “pilares da inovação” da empresa.

No centro desta estratégia está o aprofundamento da parceria com a empresa sueca Altris, formalizada através de um Joint Development Agreement focado na plataforma Power Sodium. A Clarios reforçou a sua participação na Altris com o objetivo de “acelerar o desenvolvimento de produto e assegurar uma cadeia de fornecimento europeia resiliente para esta tecnologia emergente”, adianta.

Em paralelo, a Clarios juntou-se à Altris e à fabricante eslovaca InoBat para avançar com a montagem das primeiras células protótipo de baterias de iões de sódio destinadas a aplicações automóveis.

“A produção inicial está a decorrer nas instalações da InoBat, na Eslováquia, recorrendo à tecnologia avançada da Altris, enquanto os testes e validações de desempenho são realizados nos laboratórios de I&D da Clarios, em Hanover, garantindo o cumprimento dos requisitos exigidos pelos construtores de automóveis”, revela a empresa, em comunicado.

Resultados promissores

Os primeiros resultados são promissores. “As células demonstram elevada densidade de potência, baixa resistência interna e capacidade de arranque fiável a temperaturas até –25°C, características essenciais para o funcionamento eficiente dos veículos modernos, mesmo em condições climatéricas adversas”, explica.

Check-up Media Clarios Altris

A Clarios confirmou ainda a intenção de lançar a “produção em série de baterias de iões de sódio de baixa voltagem numa unidade dedicada na Europa ou nos EUA, preparada para uma produção escalável”.

Esta abordagem “responde às metas de sustentabilidade dos fabricantes, reduz a dependência de matérias-primas críticas fora da Europa e reforça a segurança da cadeia de abastecimento nos mercados ocidentais”, sublinha.

Alternativa sustentável

Segundo Federico Morales-Zimmermann, vice-presidente e diretor-geral para clientes OEM globais e tecnologia da Clarios, “o arranque da produção em série de baterias de iões de sódio é um passo fundamental na missão de fornecer soluções energéticas inovadoras e independentes da química”.

Já Christer Bergquist, CEO da Altris, sublinha que esta parceria “acelera o caminho para a produção industrial e para uma alternativa sustentável às químicas tradicionais”, afirma o responsável.

Com matérias-primas abundantes, sem recurso a terras raras e com maior potencial de circularidade, a tecnologia de iões de sódio afirma-se como uma alternativa estratégica para o futuro da mobilidade elétrica.

Mais sobre a Clarios aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Internacional

Mecânico Virtual