Citroën ELO: ele é descanso, ele é lazer, ele é trabalho

Luís Cáceres Monteiro viajou até à cidade-luz para conhecer o concept 100% elétrico que antecipa a visão da marca do double chevron para a mobilidade urbana e lazer do futuro.
Check-up Media Citroën ELO

Na apresentação internacional do concept, que decorreu em Paris, as opiniões dividiram-se! Uns referiam que a ideia era antecipar um novo Picasso. Outros, por seu lado, afirmavam, em jeito de brincadeira: “Querida, o pai esticou o AMI!”.

Os responsáveis da Citroën sorriram e confirmaram, apenas, sem desenvolver muito o tema, que os monovolumes podem estar de volta.

Com apenas 4,10 metros de comprimento, o ELO destaca-se pela arquitetura otimizada, interior espaçoso e modularidade elevada. Foi concebido como um “laboratório de ideias”, antecipando soluções para diferentes estilos de vida. O banco do condutor está posicionado ao centro, proporcionando visibilidade e flexibilidade de utilização.

Concept camaleónico

A personalidade deste concept é realçada pela tonalidade cor-de-laranja, que muda com a incidência da luz, passando para vermelho e, depois, para amarelo. O ELO pretende ligar três vértices fundamentais da vida da sociedade moderna: REST, PLAY, WORK (Descanso, Lazer, Trabalho), resultado o seu nome na união das segundas letras dessas palavras.

No seguimento do OLI, apresentado em 2022, o ELO inspira o pensamento da marca para o futuro, que pode levar à produção de um monovolume. A segunda fila de bancos oferece três lugares, todos com a mesma largura e equipados com costas rebatíveis.

Os três bancos traseiros são removíveis e podem ser convertidos em poltronas para utilização ao ar livre. Dois bancos adicionais estão ocultos sob os bancos laterais da segunda fila. Estes desdobram-se com um simples movimento para se encaixarem, discretamente, atrás do banco do condutor, em ambos os lados.

Modularidade 360°

O interior pode ser adaptado para descanso, lazer ou trabalho, incluindo a possibilidade de transformar o espaço numa cama para duas pessoas ou criar uma sala de cinema móvel.

Além disso, permite acomodar até seis pessoas. O banco do condutor pode rodar e, se necessário, é possível instalar dois bancos traseiros removíveis, portas de abertura oposta e ausência de pilar central, facilitando o acesso e a configuração do habitáculo.

O concept ELO aposta em materiais sustentáveis e de fácil manutenção, desenvolvidos em parceria com a Decathlon e a Goodyear. Os pneus inteligentes monitorizam pressão e desgaste em tempo real.

Destaque merece, também, a tecnologia V2L instalada a bordo, que permite dar energia a equipamentos externos. A estreia mundial deste irreverente automóvel está marcada para o Salão Automóvel de Bruxelas, no dia 9 de janeiro de 2026.

Mais sobre a Citroën aqui.

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Em estrada

Em estrada