A Chemetall, marca da unidade global de Tratamentos de Superfície da Divisão de Revestimentos da BASF, foi distinguida pelas autoridades locais do Porto de Dushan, em Pinghu (China), pelo seu compromisso com a sustentabilidade ambiental.
A distinção foi atribuída pelo Gabinete de Desenvolvimento Económico e Ambiente Ecológico, em reconhecimento do uso exclusivo de eletricidade renovável no maior centro de produção da empresa a nível mundial.
Objetivos ambientais
Desde que entrou em funcionamento, no ano de 2022, a fábrica da Chemetall, em Pinghu, tem sido um exemplo de transformação energética. Através da instalação de 2.500 m² de painéis fotovoltaicos e da aquisição de energia verde, o local opera com 100% de eletricidade proveniente de fontes renováveis.
Esta transição energética permitirá evitar cerca de 2.700 toneladas de emissões de CO₂ em 2025, contribuindo para os ambiciosos objetivos de sustentabilidade da empresa.

“O uso de eletricidade 100% renovável na nossa maior unidade é um marco significativo”, afirma Frank Naber, vice-presidente da Chemetall. “Estamos muito orgulhosos por sermos reconhecidos pelo governo local de Pinghu, o que comprova a eficácia da nossa estratégia de sustentabilidade”, sublinha o responsável.
O plano de sustentabilidade da Chemetall prevê atingir, até final de 2025, uma taxa de utilização de 80% de eletricidade renovável em todas as instalações da marca no mundo. A meta está alinhada com os objetivos ambientais definidos pelas BASF e BASF Coatings, numa lógica de transformação global e contínua.
Energias limpas
Segundo Evelyn Shen, vice-presidente para a Ásia-Pacífico, “esta distinção sublinha o nosso compromisso com a sustentabilidade em toda a cadeia de valor – desde a utilização de energias limpas nas nossas operações até ao desenvolvimento de soluções inovadoras de tratamento de superfícies que ajudam os nossos clientes a atingir os seus próprios objetivos ambientais”.
A fábrica de Pinghu é, hoje, uma referência para outras empresas químicas do distrito industrial de Dushan Port, inspirando novas práticas de produção mais ecológicas e de baixo carbono.
Mais sobre a Chemetall aqui.