powered by

Champion Lubricants: qualidade de topo com especificação ACEA C5

Líder na produção de lubrificantes de última geração, a Champion Lubricants dá resposta às exigências dos veículos modernos. Conheça três produtos da marca com especificação ACEA C5.

Como marca europeia premium com mais de 60 anos de experiência no mercado automóvel, a Champion Lubricants é líder na produção de uma ampla gama de lubrificantes de última geração, dando resposta às exigências dos veículos modernos, incluindo os que cumprem a especificação ACEA C5.

A qualidade do produto e a expertise da Champion Lubricants são validadas por intermédio de mais de 100 aprovações de fabricantes de equipamento de origem (OEM). E como os motores modernos exigem mais dos seus lubrificantes, a marca está à altura de tais desígnios.

A introdução dos sistemas de pós-tratamento de gases de escape (EATS, sigla inglesa para exhaust after-treatment systems) começou a “pressionar” os motores para proporcionar um futuro mais limpo.

Para evitar a saturação prematura desses sistemas, a ACEA (European Automobile Manufacturers Association) incluiu uma diferenciação nos seus padrões de lubrificação, exigindo que os lubrificantes incluam níveis médios ou baixos de SAPS (Cinzas Sulfatadas, Fósforo e Enxofre).

Além disso, o setor automóvel desenvolve, cada vez mais, motores de combustão interna altamente eficientes, que empregam componentes inovadores de baixo atrito.

Estes avanços tecnológicos fazem com que os motores modernos estejam aptos a utilizar óleos com viscosidades mais baixas do que nunca.

A HTHS (High Temperature High Shear), que mede a resistência de um lubrificante, desempenha um papel decisivo neste domínio. É essa sigla que traduz a resistência da película lubrificante entre duas peças móveis sob altas temperaturas.

Ao reduzir-se a resistência da película de proteção do lubrificante (baixa HTHS), reduz-se o atrito do fluido, otimizando, assim, a produção de energia e diminuindo o consumo de combustível.

Champion Lubricants shield piston

De que modo afetou essa questão os padrões da ACEA? Em 2016, a ACEA introduziu a nova categoria C5, que oferece proteção total para os sistemas de pós-tratamento de gases de escape e define um objetivo mais ambicioso para testes relacionados com economia de combustível. O que afeta os lubrificantes SAE 0W-20 e 5W-20.

E como se comporta a especificação ACEA C5 face aos padrões anteriores? A ACEA C5 é semelhante à ACEA C3 em termos de proteção do motor, mas permite uma economia de 2% no consumo de combustível.

A Champion Lubricants dispõe, atualmente, de uma gama composta por seis produtos que cumprem a especificação ACEA C5. Graças à sua baixíssima viscosidade e excelente fluidez, os inovadores lubrificantes ACEA C5 da marca reduzem desgaste, fuligem e depósitos, evitam que a pré-ignição de baixa velocidade (LSPI, sigla inglesa de Low Speed Pre-Ignition) danifique os componentes do motor, proporcionam maior economia de combustível (HTHS entre 2,6 – 2,9 centipoise) e fazem com que as emissões de CO2 sejam menores.

Antes de conhecermos três dos seis produtos da marca que cumprem a especificação ACEA C5, importa referir que a escolha do lubrificante certo para o veículo é de extrema importância.

Nesse sentido, a Champion Lubricants desenvolveu uma ferramenta que permite encontrar o óleo de motor certo para o veículo, incluindo a proteção do sistema de pós-tratamento de gases de escape. É só descobrir o ”Lubricant Finder” no website da marca ou descarregar a aplicação móvel.

Champion 0W20 LS-FE big

Champion OEM Specific 0W20 LS-FE

Lubrificante 100% sintético para os mais avançados motores atingirem as metas em termos de economia, comprovado pelas especificações Opel OV0401547, MB 229.71 e BMW Longlife-17FE +, entre outras.

Abrange os motores a gasolina sobrealimentados de 1,0, 1,4 e 1,5 litros da Opel, bem como alguns motores CDTI (gasóleo) de 1,6 litros. Adequado para modelos híbridos, como o Opel Grandland XPlus-In Hybrid Electric Vehicle.

ACEA: C5 / API: SN Plus / BMW: Aprovação LONGLIFE-17FE + / MB: Aprovação 229,71 / OPEL: Aprovação OV0401547 / VOLVO: Aprovação VCC RBS0-2AE.

Champion OEM Specific 0W20 C5 RFE

Lubrificante 100% sintético especialmente formulado para os mais recentes motores a gasóleo da Renault equipados com filtros de partículas Diesel (DPF, sigla inglesa para Diesel Particulate Filter).

Motores que requerem um óleo de acordo com a nova especificação em termos de economia de combustível RN17 FE da Renault, aplicada apenas em propulsores cujo propósito é reduzir o consumo e, em consequência, as emissões de CO2.

ACEA: C5-16

RENAULT: Aprovação RN17 FE

Champion 0W20 C5 RFE big
Champion 0W20 LL FE big

Champion OEM Specific 0W20 LL FE

Lubrificante 100% sintético obrigatório para os mais recentes motores VW/Audi. Produto desenvolvido para utilização obrigatória nos novos motores 2.0 TFSI 140 kW e 3.0 TDI CR 160 kW das marcas VW e Audi, que requerem a especificação VW 508.00 e 509.00.

ACEA: C5

API: SN Plus

PORSCHE: Aprovação C20

VW: Aprovação 508.00 / 509.00

VW: TL 52 577

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
MewaRPL climaliquimoly_300x150_mMF Pinto Import. export peças, S.A.SKFFebi Bilstein

artigos relacionados

Últimas

Atualidade