Como marca europeia premium com mais de 60 anos de experiência no mercado automóvel, a Champion Lubricants é líder na produção de uma ampla gama de lubrificantes de última geração, dando resposta às exigências dos veículos modernos, incluindo os que cumprem a especificação ACEA C5.
A qualidade do produto e a expertise da Champion Lubricants são validadas por intermédio de mais de 100 aprovações de fabricantes de equipamento de origem (OEM). E como os motores modernos exigem mais dos seus lubrificantes, a marca está à altura de tais desígnios.
A introdução dos sistemas de pós-tratamento de gases de escape (EATS, sigla inglesa para exhaust after-treatment systems) começou a “pressionar” os motores para proporcionar um futuro mais limpo.
Para evitar a saturação prematura desses sistemas, a ACEA (European Automobile Manufacturers Association) incluiu uma diferenciação nos seus padrões de lubrificação, exigindo que os lubrificantes incluam níveis médios ou baixos de SAPS (Cinzas Sulfatadas, Fósforo e Enxofre).
Além disso, o setor automóvel desenvolve, cada vez mais, motores de combustão interna altamente eficientes, que empregam componentes inovadores de baixo atrito.
Estes avanços tecnológicos fazem com que os motores modernos estejam aptos a utilizar óleos com viscosidades mais baixas do que nunca.
A HTHS (High Temperature High Shear), que mede a resistência de um lubrificante, desempenha um papel decisivo neste domínio. É essa sigla que traduz a resistência da película lubrificante entre duas peças móveis sob altas temperaturas.
Ao reduzir-se a resistência da película de proteção do lubrificante (baixa HTHS), reduz-se o atrito do fluido, otimizando, assim, a produção de energia e diminuindo o consumo de combustível.
De que modo afetou essa questão os padrões da ACEA? Em 2016, a ACEA introduziu a nova categoria C5, que oferece proteção total para os sistemas de pós-tratamento de gases de escape e define um objetivo mais ambicioso para testes relacionados com economia de combustível. O que afeta os lubrificantes SAE 0W-20 e 5W-20.
E como se comporta a especificação ACEA C5 face aos padrões anteriores? A ACEA C5 é semelhante à ACEA C3 em termos de proteção do motor, mas permite uma economia de 2% no consumo de combustível.
A Champion Lubricants dispõe, atualmente, de uma gama composta por seis produtos que cumprem a especificação ACEA C5. Graças à sua baixíssima viscosidade e excelente fluidez, os inovadores lubrificantes ACEA C5 da marca reduzem desgaste, fuligem e depósitos, evitam que a pré-ignição de baixa velocidade (LSPI, sigla inglesa de Low Speed Pre-Ignition) danifique os componentes do motor, proporcionam maior economia de combustível (HTHS entre 2,6 – 2,9 centipoise) e fazem com que as emissões de CO2 sejam menores.
Antes de conhecermos três dos seis produtos da marca que cumprem a especificação ACEA C5, importa referir que a escolha do lubrificante certo para o veículo é de extrema importância.
Nesse sentido, a Champion Lubricants desenvolveu uma ferramenta que permite encontrar o óleo de motor certo para o veículo, incluindo a proteção do sistema de pós-tratamento de gases de escape. É só descobrir o ”Lubricant Finder” no website da marca ou descarregar a aplicação móvel.
Champion OEM Specific 0W20 LS-FE
Lubrificante 100% sintético para os mais avançados motores atingirem as metas em termos de economia, comprovado pelas especificações Opel OV0401547, MB 229.71 e BMW Longlife-17FE +, entre outras.
Abrange os motores a gasolina sobrealimentados de 1,0, 1,4 e 1,5 litros da Opel, bem como alguns motores CDTI (gasóleo) de 1,6 litros. Adequado para modelos híbridos, como o Opel Grandland XPlus-In Hybrid Electric Vehicle.
ACEA: C5 / API: SN Plus / BMW: Aprovação LONGLIFE-17FE + / MB: Aprovação 229,71 / OPEL: Aprovação OV0401547 / VOLVO: Aprovação VCC RBS0-2AE.
Champion OEM Specific 0W20 C5 RFE
Lubrificante 100% sintético especialmente formulado para os mais recentes motores a gasóleo da Renault equipados com filtros de partículas Diesel (DPF, sigla inglesa para Diesel Particulate Filter).
Motores que requerem um óleo de acordo com a nova especificação em termos de economia de combustível RN17 FE da Renault, aplicada apenas em propulsores cujo propósito é reduzir o consumo e, em consequência, as emissões de CO2.
ACEA: C5-16
RENAULT: Aprovação RN17 FE
Champion OEM Specific 0W20 LL FE
Lubrificante 100% sintético obrigatório para os mais recentes motores VW/Audi. Produto desenvolvido para utilização obrigatória nos novos motores 2.0 TFSI 140 kW e 3.0 TDI CR 160 kW das marcas VW e Audi, que requerem a especificação VW 508.00 e 509.00.
ACEA: C5
API: SN Plus
PORSCHE: Aprovação C20
VW: Aprovação 508.00 / 509.00
VW: TL 52 577
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade