CESVIMAP e MAPFRE promovem oficinas sustentáveis

Compromisso das oficinas com práticas ambientalmente responsáveis é reconhecido através de inovadora certificação, anunciada como única no mercado.
Check-up Media CESVIMAP

O CESVIMAP, Centro de Experimentação e Segurança Rodoviária da MAPFRE, anuncia a expansão da sua certificação Move2Green para Portugal. Criada em abril de 2022, a Move2Green é uma certificação pioneira que reconhece oficinas de chapa e pintura comprometidas com a sustentabilidade ambiental.

Com mais de 250 oficinas certificadas em Espanha, este projeto chega, agora, a Portugal com o objetivo de impulsionar práticas ambientalmente responsáveis no setor automóvel. O objetivo para o nosso país é ambicioso: chegar a todas as oficinas com acordos MAPFRE.

A Move2Green oferece um guia prático para oficinas que procuram minimizar o seu impacto ambiental. A certificação abrange áreas como eficiência energética, otimização de processos e consumo de materiais, redução de resíduos e emissões, alinhando-se com os compromissos de responsabilidade socioambiental da MAPFRE.

Benefícios para as oficinas certificadas? São vários. Desde logo, a “diferenciação no mercado: atrai clientes ‘eco conscientes’ e destaca a oficina perante a concorrência”, refere o comunicado. Depois, a “conformidade regulatória: garante o cumprimento das normas ambientais”, acrescenta.

Mais há mais. “Reputação aprimorada: reforça a imagem da oficina como empresa ambientalmente responsável; atração de talentos: demonstra o compromisso da oficina com valores sustentáveis, atraindo profissionais qualificados; acesso a financiamento: abre portas para linhas de crédito e incentivos destinados a negócios sustentáveis”, pode ler-se no mesmo documento.

Check-up Media CESVIMAP workshop
Certificação 360° para sustentabilidade

A Move2Green incentiva a sustentabilidade em toda a cadeia de valor, incluindo fornecedores, e contribui para o objetivo da MAPFRE, de alcançar a neutralidade carbónica até 2030. O processo de certificação é rigoroso, baseado em avaliações e comprovações de práticas sustentáveis, garantindo a credibilidade do selo.

A certificação avalia a otimização do consumo de energia, o uso de produtos sustentáveis, a gestão responsável da água, a redução de emissões de Gases com Efeito de Estufa, a gestão eficiente de resíduos, a comunicação de práticas sustentáveis e a conformidade com normas ambientais, como ISO 14001 e ISO 50001.

Como se processa a certificação? “As oficinas interessadas podem candidatar-se de forma proativa e individual ou através de parceiros, como MAPFRE, Axalta, BASF e Fondomovil”, dá conta o comunicado.

“O processo de certificação é muito simples e é feito online, com uma duração aproximada de duas horas. São quatro os passos. Primeiro: registo. Segundo: autoavaliação com envio de documentação que comprove as práticas. Terceiro: análise pelo CESVIMAP. Quarto: emissão do certificado, relatório e selo digital. O certificado é válido por dois anos, com revisões periódicas para garantir uma melhoria contínua”, explica.

Embora inicialmente voltada para oficinas de chapa e pintura, a Move2Green é adaptável a outros tipos de oficinas, independentemente do tipo de veículo que atendem (combustão, híbrido ou elétrico).

O CESVIMAP colabora com oficinas R-M Premium Partners (BASF), Axalta e Fondomóvil, bem como outras organizações, para facilitar o acesso à certificação Move2Green.

Mais sobre o CESVIMAP aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Internacional