CES 2026: Bosch liga físico ao digital para redefinir mobilidade

Na feira de Las Vegas, a Bosch mostra como a integração entre software, hardware e IA está a transformar veículos, fábricas e tecnologia.
Check-up Media Bosch IA cockpit

No CES 2026, em Las Vegas, a Bosch apresenta-se como um dos principais “arquitetos do futuro tecnológico”, apostando numa simbiose cada vez mais profunda entre software e hardware. Num mundo dominado pelo digital, a empresa demonstra que o verdadeiro salto em inovação acontece quando o código se funde com o mundo físico.

Software e hardware

“A nossa experiência permite-nos ligar o físico e o digital”, afirma Tanja Rueckert, membro do conselho de administração da Bosch. Uma visão partilhada por Paul Thomas, presidente da Bosch na América do Norte, que sublinha que o “domínio simultâneo de software e hardware é a base do sucesso” da empresa.

A Bosch antecipa que, “no início da próxima década, as vendas de software e serviços ultrapassem os seis mil milhões de euros, com cerca de dois terços provenientes da área Mobility”, afirma.

Até meados da década de 2030, a empresa “espera duplicar as receitas ligadas a software, sensores, computadores de elevado desempenho e componentes de rede, superando os 10 mil milhões de euros”, reforça. A Inteligência Artificial (IA) é central nesta estratégia, “com investimentos acumulados superiores a 2.500 milhões de euros até final de 2027”, sublinha.

Check-up Media Bosch IA
Cockpit com IA

No setor automóvel, a Bosch apresenta um “cockpit baseado em IA que permite uma personalização profunda do ambiente a bordo”, revela. “Equipado com modelos de linguagem avançados, o sistema interpreta o que acontece dentro e fora do veículo, comunica de forma natural com os ocupantes e é capaz de executar tarefas como procurar estacionamento ou apoiar reuniões online. A IA torna-se, assim, num verdadeiro copiloto digital”, explica a Bosch.

O fabricante reforça, também, a sua posição como “líder em sistemas by-wire, fundamentais para a condução automatizada”, adianta. “As tecnologias brake-by-wire e steer-by-wire substituem ligações mecânicas por sinais elétricos, abrindo novas possibilidades em segurança, design e controlo por software”, diz a Bosch, que estima que “receitas acumuladas superiores a sete mil milhões de euros com estas soluções até 2032”.

Vehicle Motion Management

Outro destaque é o Vehicle Motion Management, “um software que coordena travões, direção, propulsão e chassis para controlar o movimento do veículo em seis graus de liberdade”, conta. “Esta gestão inteligente reduz oscilações e movimentos bruscos, ajudando a prevenir o enjoo e aproximando a condução autónoma de uma experiência mais confortável”, destaca o fabricante.

No CES, estreia-se ainda o Radar Gen 7 Premium, que combina sensores avançados e IA. “Capaz de detetar objetos muito pequenos a mais de 200 metros, melhora, significativamente, os sistemas de assistência à condução, mesmo em cenários de tráfego complexos”, explica.

Check-up Media Bosch Origify

Fora do automóvel, a Bosch reforça a “segurança das bicicletas elétricas com uma nova função da aplicação eBike Flow, que permite assinalar bicicletas ou baterias como roubadas, dificultando a revenda ilegal, diz. Já os sensores MEMS BMI5 AI, mostram como “componentes quase invisíveis são essenciais à digitalização, da realidade virtual aos robots humanoides”, acrescenta.

ADN digital

No campo industrial, a Bosch anunciou no CES o reforço da colaboração com a Microsoft, através da expansão do conceito “Manufacturing Co-Intelligence”. Com recurso à IA agêntica, esta parceria pretende “tornar as fábricas mais inteligentes, eficientes e resilientes, reduzindo paragens e custos e aliviando a carga de trabalho dos colaboradores”, salienta a mesma fonte.

Por fim, a Bosch apresentou o Origify, uma solução inovadora contra a contrafação, que atribui aos produtos um “ADN digital” baseado nas características únicas da sua superfície, permitindo verificar a autenticidade sem etiquetas ou chips adicionais.

Mais sobre a Bosch aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Em estrada

Em estrada