powered by

Certificação ISO 14001: conheça o sistema de gestão ambiental da Dolz

Qual a importância de um sistema de gestão ambiental e da certificação ISO 14001? Neste artigo, a Industrias Dolz explica os benefícios da responsabilidade ecológica.

“A crescente globalização e o desenvolvimento contínuo refletem-se no atual período de transformação em que vivemos. Para isso, é necessário estabelecer e promover critérios padronizados para garantir o correto desenvolvimento empresarial e industrial nas suas diferentes áreas”, começa por explicar a Industrias Dolz sobre a importância do seu sistema de gestão ambiental, traduzido na certificação ISO 14001.

“Tanto que, em 1946, foi fundada a conhecida Organização Internacional de Padronização (ISO). Composto por 25 países e criado com o firme objetivo de ‘facilitar’ a coordenação internacional e a unificação dos padrões industriais”, diz a empresa em comunicado oficial, onde revela a importância e os benefícios do certificado.

De que trata a norma ISO 14001: 2015? “Esta norma internacional, dedicada à gestão ambiental, é responsável pela empresa (independentemente da sua dimensão e/ou setor) não só tendo em consideração os impactos causados ​​ao meio ambiente, como, também, alcançando a melhoria contínua no que respeita à minimização dos impactos ambientais da sua atividade. Permite, assim, adotar uma perspetiva e uma gestão do ciclo de vida dos produtos, atividades e serviços prestados e conseguir um grande controlo do impacto ecológico”, explica a Industrias Dolz.

“A gestão ambiental é uma função fundamental que pressupõe um compromisso com a preservação do meio ambiente, promovendo uma utilização mais eficiente das matérias-primas, a gestão de resíduos e os riscos ambientais, além de não contribuir para a produção de novos resíduos não recuperáveis. Este sistema também aumenta a integração com outras normas, como a ISO 9001 de qualidade”, acrescenta ainda a mesma nota oficial.

Os benefícios de um sistema de gestão ambiental, baseado na norma ISSO 14001, são notórios. O principal? “Obter a máxima racionalidade nos processos produtivos, em relação à conservação, melhoria e proteção do meio ambiente”, prossegue.

iDolz SGA

“O que significa: economia de energia, redução da utilização de matéria-prima e das emissões atmosféricas poluentes, aumento de produtividade e lucro, minimização do risco ambiental de desastres, melhoria continua, deteção de qualquer tipo de ameaça a curto e longo prazos e confiabilidade e confiança”, esclarece o fabricante espanhol.

No mesmo comunicado, a empresa procurou explicar as valências desta certificação ISO 14001 no mercado de reposição. “Num setor em que o cuidado com o ambiente ocupa um lugar cada vez mais relevante, é fundamental adquirirmos um compromisso com o ambiente que nos rodeia. Portanto, dispor de um sistema de gestão ambiental é uma mais-valia que, certamente, escolherão os clientes de qualquer empresa”, adianta.

E vai mais longe: “Com a atual revolução no setor automóvel, a detenção de uma certificação que respeite a sustentabilidade não só mostra o firme compromisso com o ambiente, como, também, garante que a atividade desenvolvida pela empresa integrará o uso racional dos recursos naturais, cumprindo a normativa e promovendo a melhoria contínua”.

Mais: “Um dos novos requisitos para ter essa certificação é estabelecer uma perspetiva de ‘Ciclo de Vida’ de um produto ou serviço e as suas diferentes etapas. Por outras palavras, desenvolver uma técnica para determinar os aspetos ambientais e os impactos potenciais associados a um produto, que, na Industrias Dolz, incide sobre bombas de água e kits de distribuição”, acrescenta a mesma fonte.

Mais sobre a Industrias Dolz aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Expomecanica

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade