powered by

Central Mobility: serviço qualificado na limpeza de filtros de partículas

Bombóleo sublinha a importância de um serviço qualificado na limpeza dos filtros de partículas. Antecipar os problemas é a melhor solução.

Em 2009, a norma Euro 5 tornou obrigatória a introdução de filtros de partículas nos escapes dos veículos a gasóleo. No entanto, em antecipação a esta tendência, muitos fabricantes já tinham adotado este filtro nos seus automóveis.

Para os modelos a gasolina, esta regra data de 2017. “A função do filtro de partículas é a retenção de resíduos nocivos no seu interior, de modo a impedir o seu lançamento para a atmosfera. Em boas condições, um filtro de partículas permite reter até 80% de elementos nocivos para o ambiente. Posteriormente, o andamento do veículo incinera esses resíduos”, explica a Bombóleo, em comunicado oficial, a propósito da importância de ter um serviço qualificado na limpeza de filtros de partículas, como é o caso do Central Mobility.

“No entanto, para chegar a essas temperaturas (cerca de 300°C), o veículo a gasóleo tem de rolar a velocidades mais altas para impedir que o filtro funcione (nos veículos a gasolina é mais fácil atingir estas temperaturas). Basta conduzir durante alguns minutos a uma velocidade superior a 70 km/h e acima das 2.500 rpm para efetuar a chamada regeneração passiva do filtro de partículas. Se o condutor apenas percorrer trajetos curtos, sem ‘esticar’ o carro, é natural que a fuligem se acumule no filtro de partículas. Nesse caso, podem surgir problemas”, alerta a mesma fonte.

Tal acontece, sobretudo, em veículos equipados com sistema start & stop.” Já lhe aconteceu estar no para-arranca e o carro não se desligar? E, pelo contrário, parecer que o ralenti se eleva? Significa que o filtro chegou a cerca de 50% da sua capacidade. O que acontece é que o próprio motor eleva a temperatura dos gases do escape para queimar essas impurezas, num processo denominado regeneração ativa”, esclarece a Bombóleo no mesmo documento.

E continua: “É como se o carro lhe estivesse a pedir para o ‘soltar’ na autoestrada mais próxima. Se continuar na rotina da cidade, dos congestionamentos, usando e abusando do start & stop, a fuligem no filtro de partículas atingirá os 75%. E este valor já implica uma ida à oficina”.

Mais sobre a Bombóleo aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
WRX WolfLusilectraliquimoly_300x150_mMF Pinto Import. export peças, S.A.MerpeçasChampion Lubricants

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade