powered by

CECRA discute futuro da distribuição automóvel na #CONNECTEurope 2023

Na #CONNECTEurope 2023, concessionários, reparadores e especialistas reuniram-se em Berlim para discutir a distribuição automóvel do futuro.

A CECRA e a Infopro Digital, grupo de imprensa francês, acabam de realizar a 3.ª edição do #CONNECTEurope, um fórum europeu e internacional sobre distribuição automóvel.

O evento, organizado em Berlim, contou com a presença de 230 participantes, entre distribuidores e reparadores de automóveis e camiões de toda a Europa, além de representantes de associações comerciais nacionais e internacionais.

Durante a primeira sessão plenária, os concessionários de automóveis debateram o que esperar de um modelo de agência de distribuição. Será um modelo de negócio viável? E quanto à propriedade dos dados do cliente, serão cruciais para melhorar o desempenho dos negócios?

“Todas estas questões permanecem, nesta fase, sem resposta, uma vez que a implementação da agência na Europa só começou recentemente. A adoção de veículos elétricos chineses é um desafio para os fabricantes de veículos europeus. Como reagirá a Europa, tendo em conta que os veículos elétricos são muito mais caros do que os modelos ICE e que o poder de compra dos cidadãos europeus está a diminuir?”, questiona.

“A CECRA apela aos decisores europeus para que estabeleçam programas de incentivos financeiros para tornar os veículos elétricos europeus mais acessíveis, tudo isto para garantir que ocorrerá uma utilização massiva de veículos elétricos e alcançará as metas climáticas definidas pela EU”, explica a CECRA.

Novas oportunidades de negócio para revendedores foram discutidas durante a segunda sessão. Como são implementados os modelos de agência e qual será o impacto na rentabilidade do negócio dos distribuidores.

“Os distribuidores incentivam os fabricantes a monitorizar de perto este novo modelo de distribuição e a fazer ajustes quando necessário. Nem é preciso dizer que precisa de ser um negócio lucrativo, caso contrário os distribuidores poderão ser atraídos para aceitar outras marcas que gerem melhores lucros”, salienta a mesma fonte.

Na terceira sessão plenária, o foco incidiu sobre como profissionalizar o negócio de automóveis usados ​​e como erradicar a fraude no conta-quilómetros. “O registo do odómetro do Car-Pass durante a vida útil do veículo é um meio eficaz de resolver o problema. O estado de saúde e a reparação da bateria é fundamental para o cálculo do valor residual dos veículos elétricos usados”, acrescenta.

Entre as sessões plenárias, decorreram 12 workshops que debateram, entre outros temas, a rentabilidade da manutenção e reparação de veículos elétricos, dados e propriedade a bordo dos veículos, novos modelos de leasing, otimização de negócios com dados de clientes, investimento em novos serviços e como adaptar a mudança de comportamento entre empresas e consumidores.

Mais sobre a CECRA aqui.

logotipo Liqui MolyAD Parts m-recCheck-up Media aserAuto m-rec
champion 300 x 150TRW m_recm-rec RPL Clima
Logo Mewa newKYB M-RecDayco

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Internacional