Carro elétrico da Apple adiado para 2026

Notícia está a ser avançada pela Car and Driver, que cita a Bloomberg. O carro elétrico da Apple, com o nome de código Titan, foi adiado para 2026. E já não deverá incluir o nível 5 de automação.

A Apple está a desenvolver um carro elétrico e autónomo, com o nome de código Titan, desde 2014. Mas a gigante tecnológica tem enfrentado, segundo se diz, vários contratempos na expansão da sua atividade para o setor automóvel.

Demissões em massa no ano de 2019 deram origem a rumores que afirmam que o projeto havia sido cancelado, ao passo que o acordo de parceria com a Hyundai fracassou em 2021.

Agora, a Bloomberg revela que o carro da Apple foi adiado por um ano, estando o lançamento previsto para 2026, e que gigante tecnológica terá mesmo abandonado os planos de tornar o veículo totalmente autónomo.

A Bloomberg cita fontes não identificadas próximas do projeto, alegando que a Apple terá percebido que os seus objetivos iniciais de ter um veículo totalmente autónomo de nível 5 eram impossíveis com a tecnologia atual.

Segundo a Car and Driver, a Apple imaginou um veículo semelhante a um lounge sem assento para o condutor, volante ou pedais específicos, mas a empresa estará, agora, segundo se consta, a recuar nessa sua fantasia. Quando o carro da Apple chegar, em 2026, incluirá comandos para o condutor e será apenas capaz de circular de forma totalmente autónoma em autoestrada.

Ainda assim, os planos da Apple para condução autónoma em autoestrada parecem ambiciosos. Ao contrário de sistemas como o Super Cruise, da General Motors, que exigem que o condutor mantenha os olhos na estrada, o objetivo da Apple é permitir que o condutor tenha total liberdade de desviar a atenção da estrada para assistir a um filme ou jogar a bordo, por exemplo.

O condutor será avisado, “com bastante tempo de antecedência”, se precisar de assumir o controlo ao sair de uma autoestrada ou ao aproximar-se de uma tempestade. O carro da Apple estará centrado em torno de um poderoso computador de bordo, conhecido internamente como Denali, que terá um poder de processamento equivalente a cerca de quatro chips Mac de última geração.

Check-up Media Apple iCar

O chip do veículo, que estará emparelhado com sensores LiDAR e radar, juntamente com câmaras, está quase pronto para entrar em produção. Recorde-se que o sistema de piloto automático da Tesla depende apenas de câmaras.

A Apple havia previsto, originalmente, que o seu carro elétrico fosse custar mais de 120 mil dólares, mas, agora, espera poder colocar o preço abaixo dos 100 mil dólares, de acordo com a Bloomberg.

O design ainda não se encontra finalizado, mas a Apple parece ter abandonado os seus planos originais de ter um veículo semelhante a uma cápsula – parecido com o Canoo Lifestyle Vehicle – para oferecer um formato de carro mais tradicional.

Segundo consta, a Apple pretende finalizar o design no próximo ano e garantir os recursos até final de 2024, antes de embarcar num programa de testes em 2025. A gigante tecnológica estará, também, à procura de um parceiro que forneça uma plataforma de skate elétrico.

Cerca de 1.000 colaboradores estão focados no carro da Apple, com a empresa norte-americana a investir cerca de mil milhões de dólares no projeto a cada ano.

Ainda assim, a Apple encontrou inúmeros desafios nos oito anos em que trabalha no Titan e tem à sua frente um longo caminho a percorrer antes de o seu carro elétrico se tornar realidade.

logotipo Liqui MolyAutozitânia BragalisAser aftermarket Automotive
Logo Mewa newStratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Em estrada

Em estrada