Os ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), como travagem autónoma, aviso de colisão, deteção de peões e manutenção na faixa de rodagem, por exemplo, dependem de sensores e câmaras de alta precisão.
Qualquer desalinhamento — provocado por impacto, substituição de para-brisas ou até simples manutenção — pode comprometer o funcionamento destes sistemas, transformando uma ajuda vital num risco potencial.
Eletrónicos sensíveis
A calibração profissional dos sensores garante que as leituras e respostas do veículo são exatas. Este processo utiliza equipamentos específicos que ajustam a posição e o foco das câmaras, radares e outros sensores, seguindo as especificações do fabricante.
Para a oficina, oferecer este serviço não é apenas uma questão técnica, mas, também, uma oportunidade de posicionamento como especialista em novas tecnologias automóveis. É um procedimento que deve ser integrado em qualquer reparação que envolva elementos estruturais ou eletrónicos sensíveis.
Era digital
Ao assegurar que os sistemas de segurança atuam de forma fiável, a oficina protege condutor e passageiros, bem como todos os utilizadores da estrada, reforçando a importância de uma manutenção adaptada à era digital da mobilidade.