Se dúvidas houvesse acerca dos atributos dos BYD Seal e Dolphin, aqui fica mais um argumento: a classificação máxima (cinco estrelas) obtida nos testes efetuados pelo Euro NCAP, o principal programa independente de avaliação da segurança de viaturas na Europa.
“O sedan do segmento D, Seal, obteve um desempenho muito elevado ao longo de todo o processo de teste da sua segurança, refletindo as excecionais tecnologias de segurança ativa e passiva de que dispõe e os benefícios estruturais da tecnologia BYD CTB (Cell to Body). O hatchback do segmento C, Dolphin, demonstrou, também, a sua excelente qualidade com pontuações elevadas na proteção dos ocupantes (adultos e crianças)”, revela a BYD Portugal.
O Euro NCAP criou o sistema de classificação de segurança por estrelas para ajudar os consumidores, as suas famílias e as empresas a comparar mais facilmente os veículos e a identificar a escolha mais segura para as suas necessidades.
“Tanto o Seal como o Dolphin foram distinguidos com cinco estrelas. Os dois modelos foram avaliados pelos engenheiros do Euro NCAP em quatro categorias: proteção do ocupante adulto; proteção do ocupante criança; assistência à segurança; proteção dos utilizadores vulneráveis na estrada”, pode ler-se no comunicado.
O “segredo” para o resultado máximo dos testes é a qualidade de construção e a tecnologia da BYD. A nova geração da plataforma e-Platform 3.0 da marca inclui o primeiro Sistema Integrado de Propulsão Elétrico “8 em 1” altamente integrado e produzido em série, que interliga todas as unidades de controlo elétrico, sistemas de gestão e bateria Blade Battery, ultra segura e rigorosamente testada.
A BYD e-Platform 3.0 apresenta uma estrutura “multi-load path”, que controla a forma como a energia é absorvida pelo automóvel em caso de colisão, minimizando os danos no habitáculo.
“A proteção dos passageiros é ainda melhorada através de uma estrutura de carroçaria reforçada, com elevada rigidez torsional. O Seal tem uma rigidez torsional de 40.500 Nm/grau, semelhante à de um superdesportivo”, assegura a BYD Portugal
“Durante o teste de segurança, esta qualidade extra resultou numa excelente pontuação (89%) para a proteção dos ocupantes adultos. Graças à tecnologia Cell-to-Body (CTB – a bateria é incorporada na arquitetura do veículo como uma componente estrutural), que aumenta a segurança do veículo, sendo que o habitáculo do Seal permaneceu estável no teste de impacto frontal, mostrando uma boa proteção tanto para o condutor como para o passageiro”, acrescenta.
E vai mais longe: “Além disso, o Seal ofereceu uma boa proteção contra lesões do chamado ‘Efeito de Chicote’. O avançado sistema eCall e a função de travagem após um impacto, para evitar colisões secundárias, receberam uma menção especial”.
Nos testes de proteção dos ocupantes infantis, o Seal obteve uma classificação de 87%, ao minimizar o impacto em todas as áreas críticas do corpo de ambos os manequins de criança nos testes de colisão frontal e lateral.
Os utilizadores vulneráveis da estrada, como peões ou ciclistas, estão adequadamente protegidos, com um nível de 82%, devido ao Sistema Autónomo de Travagem de Emergência (AEB), que alerta se estiver na iminência a abertura da porta perante a proximidade de um ciclista.
Já o Dolphin, também recebeu uma pontuação máxima nos testes de segurança do Euro NCAP, devido à grande quantidade de dispositivos e à assistência avançada ao condutor que fazem parte do equipamento de série.
No que diz respeito à proteção dos ocupantes adultos, o Dolphin obteve uma pontuação de 89%, com o Euro NCAP a elogiar a forma como o habitáculo se manteve estável no teste de colisão frontal, oferecendo uma boa proteção aos ocupantes de diferentes tamanhos e sentados em diferentes posições.
Nos testes de proteção dos ocupantes infantis, o Dolphin obteve 87%, minimizando o impacto em todas as áreas críticas da carroçaria, tanto para manequins representativos de seis como de 10 anos de idade. Também o teste dos bancos dianteiros e dos apoios de cabeça demonstrou uma boa proteção contra lesões do “Efeito de Chicote” em caso de colisão traseira.
Os sistemas de assistência à segurança do Dolphin obtiveram uma classificação de 79%, com o Euro NCAP a destacar o desempenho da Assistência Inteligente ao Controlo do Limite de Velocidade e Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, baseadas em câmaras.
O Sistema de Travagem de Emergência Autónoma (AEB) do veículo contribuiu para uma classificação de 85% na proteção dos utilizadores vulneráveis da estrada, com os examinadores a destacarem, especificamente, o reconhecimento de peões e ciclistas pelo sistema.
Mais sobre a BYD aqui.