BYD ocupa 91.ª posição na lista da Fortune Global 500

Fabricante avançou da 143.ª posição em 2024 e aparece na lista há quatro anos consecutivos, desde 2022. Em 2024, afirma ter crescido nas suas quatro indústrias.
Check-up Media BYD Fortune Global 500

A BYD, que se assume como fabricante líder mundial de veículos movidos a novas energias (EV e PHEV) e baterias elétricas, ficou em 91.° lugar na lista Fortune Global 500 de 2025, divulgada a 29 de julho, marcando a sua primeira entrada no top 100.

“Fabricante avançou da 143.ª posição em 2024 e aparece na lista há quatro anos consecutivos, desde 2022. Em 2024, a BYD alcançou um crescimento sinérgico nas suas quatro indústrias, registando uma receita anual de 777,1 mil milhões de RMB (aproximadamente, 94 mil milhões de euros) – um aumento de 29% em relação ao ano anterior”, adianta o comunicado.

“A empresa também estabeleceu um novo recorde nas vendas de veículos movidos a novas energias, atingindo 4,27 milhões de unidades no ano, o que representa um crescimento de 41% em relação ao ano anterior”, refere a BYD Portugal.

Segundo explica, “este desempenho garantiu à BYD a posição de campeã global em vendas de veículos de passageiros movidos a novas energias pelo terceiro ano consecutivo, demonstrando forte resiliência no mercado e crescimento de elevada qualidade”.

E vai mais longe: “A inovação tecnológica impulsiona o crescimento global da BYD. A empresa aposta na filosofia de desenvolvimento que tem como claim ‘Baseada em tecnologia, orientada para a inovação’, mantendo um investimento substancial em Investigação e Desenvolvimento (I&D)”.

Check-up Media BYD results
Acelerar globalização

No ano de 2024, os gastos com I&D da BYD atingiram 54,2 biliões de RMB (cerca de 6,55 mil milhões de euros), um aumento de 36% em relação ao ano anterior, superando seu lucro líquido no período.

“Em mais de 13 dos últimos 14 anos (2011-2024), o investimento em I&D da BYD excedeu o seu lucro líquido anual. Aproveitando esse compromisso sustentado, a empresa introduziu tecnologias importantes, incluindo a BYD Blade Battery, o sistema de controlo inteligente da carroçaria DiSus e o carregamento rápido Megawatt Flash”.

No mesmo documento, pode ler-se: “A BYD acelerou a sua globalização e expansão em 2025. As vendas no exterior de veículos de passageiros e modelos pick-up ultrapassaram as 470 mil unidades no primeiro semestre, mostrando um forte impulso de crescimento”.

Os esforços de expansão da empresa no exterior são destacados por marcos importantes, como o estabelecimento da sua sede europeia na Hungria, o lançamento do primeiro veículo na sua fábrica no Brasil e a entrega do seu 90.000.° veículo movido a novas energias na Tailândia.

“Até ao momento, os modelos da BYD estão disponíveis em 112 países e regiões em todo o mundo, levando tecnologia sustentável e serviços premium aos consumidores globalmente”, sublinha a BYD Portugal.

E conclui: “A mais recente classificação da BYD na Fortune Global 500 reflete o seu compromisso com a inovação e a expansão internacional. No futuro, através de tecnologia avançada e de uma presença global reforçada, a BYD continuará os seus esforços em matéria de desenvolvimento sustentável para arrefecer a Terra em 1°C”.

Mais sobre a BYD aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Em estrada