A BYD, fabricante líder mundial de veículos movidos a novas energias (EV e PHEV) e baterias elétricas, iniciou, esta semana, um capítulo inovador no transporte marítimo de viaturas elétricas e híbridas plug-in com a viagem inaugural do seu primeiro navio de transporte roll-on/roll-off (sistema ro-ro).
O EXPLORER NO.1 foi oficialmente entregue no porto de Yantai, na província de Shandong, a 10 de janeiro, antes de iniciar a sua viagem inaugural a partir do porto de logística internacional de Xiaomo, em Shenzhen, na China.
“O supernavio, que ostenta, orgulhosamente, a placa de identificação da BYD, irá, sem dúvida, dar um impulso significativo às capacidades logísticas internacionais da empresa num contexto de recursos de transporte marítimo ro-ro globais limitados”, explica a BYD Portugal.
“Com 199,9 metros de comprimento, este o EXPLORER NO.1 acentua o compromisso da BYD com o transporte marítimo sustentável, devido aos avanços pioneiros em tecnologias de construção naval ecológicas e inteligentes”, refere o comunicado.
“Com uma capacidade de carga excecional de sete mil veículos, o EXPLORER NO.1 está equipado com um inovador sistema de propulsão híbrido a combustível de GNL (gás natural liquefeito) e combustível convencional”, revela.
E vai mais longe: “Nos próximos dois anos, espera-se que mais sete navios se juntem à frota, todos eles equipados com tecnologia de bateria de armazenamento de energia da BYD e um gerador diretamente conectado ao eixo, incorporando verdadeiramente a visão da BYD para uma era de transportes marítimos mais verdes”.
Liderança industrial
Wang Junbao, diretor-geral da Divisão Empresarial da BYD, salientou que “a indústria das novas energias da China atingiu um marco histórico em 2023, com mais de nove milhões de unidades produzidas e vendidas, contribuindo, significativamente, para a mobilidade ecológica global”.
O lançamento bem-sucedido do EXPLORER NO.1 marca um passo fundamental para a BYD na expansão dos mercados estrangeiros. Em linha com o seu espírito de colaboração, a empresa planeia, não só, utilizar estes navios para as suas próprias operações, como, também, envolver-se em parcerias abertas, estando, assim, na vanguarda de uma nova época para os fabricantes de automóveis chineses no cenário internacional.
“Capitalizando a sua posição de liderança no setor de veículos movidos a novas energias (EV e PHEV) quer à escala industrial, quer na tecnologia avançada e excelência de fabrico, a BYD alcançou um feito notável em 2023, ao exportar 242.765 veículos movidos a novas energias, com um impressionante crescimento anual de 334,2%”, pode ler-se no mesmo documento.
“Entretanto, as suas vendas anuais totais de EV e PHEV aumentaram para mais de 3,02 milhões de unidades, consolidando o estatuto da marca como o principal vendedor mundial de veículos movidos a novas energias”, dá conta o comunicado.
“Atualmente, a pegada energética da BYD estende-se por seis continentes, estando presente em mais de 70 países e regiões em todo o mundo e mais de 400 cidades, enfatizando o seu profundo impacto e alcance na promoção de soluções de mobilidade verde em todo o mundo”, conclui.
Mais sobre a BYD aqui.