A BYD, fabricante líder mundial de veículos movidos a novas energias (EV e PHEV) e baterias elétricas, anunciou uma parceria estratégica plurianual com a Uber, destinada a trazer 100 mil novos veículos elétricos BYD para a plataforma Uber nos principais mercados globais.
Com início na Europa – onde Portugal estará incluído – e na América Latina, espera-se que esta parceria ofereça melhores preços e ofertas de financiamento para veículos BYD aos motoristas da Uber na respetiva plataforma.
Espera-se ainda que esta parceria se alargue a novos mercados como Médio Oriente, Austrália e Nova Zelândia. Ambas as empresas são líderes no panorama da mobilidade elétrica, nos seus respetivos mercados.
A Uber dispõe de uma rede de veículos elétricos on-demand mais amplamente disponível no mundo e a BYD é líder mundial na produção de veículos elétricos (EV e PHEV).
Ao trabalharem em conjunto, as empresas pretendem reduzir o custo total de propriedade de veículos elétricos para os motoristas da Uber, acelerando a adoção desta forma de mobilidade para a plataforma da Uber a nível global e promovendo viagens mais sustentáveis junto de milhões de passageiros.
Mundo mais limpo e sustentável
Embora os motoristas da Uber estejam a optar por veículos elétricos cinco vezes mais depressa do que os proprietários de automóveis particulares, os inquéritos aos motoristas mostram que os preços dos veículos elétricos e a disponibilidade de financiamento continuam a ser os principais obstáculos à mudança.
Para além da sua acessibilidade, os veículos da BYD têm os custos de manutenção mais baixos e são adequados à partilha de boleias devido à vasta gama de modelos disponíveis, ao desempenho superior das baterias e à excelente qualidade de construção.
De forma a apoiar os motoristas que optam pela eletrificação, os esforços conjuntos das empresas podem, também, incluir descontos no carregamento, na manutenção do veículo ou no seguro, bem como ofertas de financiamento e aluguer, com base no que for melhor para os motoristas num determinado mercado.
As duas empresas irão ainda colaborar na implementação de futuros veículos de condução autónoma da BYD na plataforma Uber. Sendo a maior plataforma de mobilidade e entregas on-demand do mundo, a Uber está bem posicionada para levar a tecnologia de veículos de condução autónoma a um público global em grande escala.
“A Uber e a BYD partilham o compromisso de inovar no caminho para um mundo mais limpo e sustentável. Estou entusiasmado por trabalhar em conjunto para esse futuro”, afirmou Chuanfu Wang, presidente do conselho de Administração e presidente da BYD.
Benefícios evidentes
“Sendo o maior acordo global do género, estamos entusiasmados com os benefícios que esta parceria trará aos motoristas, passageiros e cidades”, afirmou Dara Khosrowshahi, CEO da Uber.
“Quando o motorista da Uber muda para um veículo elétrico, pode obter até quatro vezes mais benefícios em termos de emissões do que um motorista normal, simplesmente porque está mais tempo na estrada”, reforçou
Segundo enfatizou, “muitos utilizadores também nos dizem que a sua primeira experiência com um veículo elétrico foi numa viagem com a Uber, e estamos entusiasmados por ajudar a demonstrar os benefícios dos veículos elétricos a mais pessoas em todo o mundo”.
Já Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD Americas, também deixou o seu testemunho: “Estamos entusiasmados por unir forças com um líder global como a Uber, não só para acelerar a transição para os veículos elétricos, mas, também, para tornar os transportes ecológicos acessíveis e económicos para todos”.
E concluiu: “Esta colaboração marca uma nova era na eletrificação da mobilidade urbana e estamos ansiosos por ver os nossos modelos tornarem-se uma visão comum nas ruas das cidades em todo o mundo”.
Mais sobre a BYD aqui.