A BYD, que se assume como fabricante líder mundial de veículos movidos a novas energias (EV e PHEV) e baterias elétricas, está a celebrar a produção do seu 15.° milionésimo veículo movido a novas energias, dando mais um passo significativo na promoção da mobilidade sustentável.
“Os NEV (New Energy Vehicles) da BYD englobam modelos 100% elétricos (BEV) e modelos Super Híbridos Plug-in equipados com a inovadora tecnologia DM-i”, refere a marca, em comunicado.
“Os veículos movidos a novas energias (NEV) pretendem proporcionar ao maior número possível de consumidores os benefícios de desempenho, eficiência e experiência de utilização destas motorizações e representam um pilar fundamental do objetivo global da BYD de ajudar a reduzir a temperatura do planeta em 1°C”, acrescenta.
Os colaboradores assinalaram este marco com uma cerimónia na fábrica da BYD em Jinan, na China, que iniciou a produção em massa há três anos. O 15.° milionésimo veículo movido a novas energias a sair de uma linha de produção da BYD foi a 15.000.ª unidade do N8L, um SUV de grandes dimensões com seis lugares da marca premium DENZA.
“O modelo utiliza a mesma tecnologia Super Híbrida Plug-in e a Plataforma e3 (“e-cube”) que o Z9GT, a impressionante shooting brake da marca de luxo desportiva do Grupo BYD”, revela.
Dinâmica imparável
A BYD produziu o seu primeiro veículo movido a novas energias, o F3DM, em 2008, tornando-se no primeiro híbrido plug-in produzido em massa a nível mundial. “Foram necessários 13 anos para atingir o primeiro milhão de NEV, mas a expansão da BYD e a crescente popularidade dos seus modelos permitiram que o salto de 10 para 15 milhões fosse alcançado em apenas 13 meses”, diz.
O 14.° milionésimo veículo movido a novas energias saiu da linha de produção a 9 de outubro de 2025. “Este mais recente marco completa um ano impressionante de crescimento para a BYD, com a produção total dos primeiros 11 meses de 2025 a atingir 4,182 milhões de veículos, um aumento homólogo de 11,3%”, pode ler-se no mesmo documento.
As vendas internacionais no mesmo período chegaram às 917 mil unidades, superando o total registado em todo o ano de 2024, e a presença global da BYD estende-se, agora, a mais de 110 países e regiões.
Enquanto empresa tecnológica, a BYD continua a investir fortemente em investigação e desenvolvimento (I&D). Nos primeiros três trimestres de 2025, investiu 43,75 mil milhões de RMB (5,3 mil milhões de euros) em I&D, um aumento de 31% em termos homólogos, elevando o investimento acumulado total para mais de 220 mil milhões de RMB (26,65 mil milhões de euros).
Este compromisso contínuo tem permitido inovações em áreas como a química e integração de baterias, sistemas avançados de assistência à condução e carregamento ultrarrápido Flash Charging de megawatts, que permite tempos de carregamento comparáveis ao reabastecimento de combustível e que também está previsto para chegar à Europa em 2026.
Mais sobre a BYD aqui.