A BYD, fabricante líder mundial de veículos movidos a novas energias, inicia a fase preliminar da construção de uma unidade fabril de última geração para produzir os seus modelos ligeiros de passageiros, na Hungria, com a assinatura do Acordo Preliminar de Compra e Venda, numa cerimónia oficial realizada a 30 de janeiro de 2024.
A fábrica de alta tecnologia será construída em Szeged, no sudeste da Hungria, e será dedicada à produção de automóveis elétricos BYD para o mercado europeu.
A cerimónia de assinatura contou com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio da Hungria, Péter Szijjártó, do presidente da Câmara de Szeged, László Botka, bem como de outros convidados ilustres em representação do Governo húngaro.
A marca esteve representada por Wang Chuanfu, presidente do Conselho de Administração e presidente da BYD, e Zhiqi, vice-presidente sénior da BYD e diretor de operações (COO) da BYD Auto, além de outros responsáveis importantes da BYD. O evento foi ainda honrado pela presença de Gong Tao, Embaixador da China na Hungria.
De forma significativa, a unidade de produção de Szeged será a primeira fábrica de veículos de passageiros estabelecida na Europa por uma empresa automóvel chinesa.
Este é um marco importante para a BYD que demonstra ser, mais uma vez, pioneira, à medida que avança com as suas operações de veículos movidos a novas energias na Europa.
Milhares de postos de trabalho
A construção das instalações será efetuada por fases, devendo a fábrica estar aberta e operacional dentro de três anos, para produzir uma gama completa de modelos BYD.
O projeto de construção e a subsequente abertura da unidade de produção criarão milhares de postos de trabalho, impulsionando a economia local e apoiando, simultaneamente, as cadeias de fornecimento locais.
Muitos dos fabricantes de automóveis de topo e dos principais fornecedores da indústria optaram por construir fábricas na Hungria. A BYD apresenta já uma forte presença nesse país, tendo instalado uma unidade de produção de eBus de alta tecnologia, em Komarom, desde 2016.
Esta presença já consolidada motivou um maior investimento da BYD no Hungria, o que levou ao anúncio, em dezembro de 2023, de que a marca iria construir uma fábrica de automóveis elétricos em Szeged, trazendo uma nova vaga de inovação tecnológica para a Europa.
Desde a sua estreia europeia, com a apresentação de vários modelos ligeiros de passageiros, no Salão Automóvel de Paris de 2022, a BYD abriu, com sucesso, 250 stands em 19 países da Europa.
Em concreto, a BYD já lançou seis novos modelos (TANG, HAN, ATTO 3, DOLPHIN, SEAL e SEAL U) nos segmentos C a E, incluindo carroçarias hatchback, berlina e SUV, satisfazendo as diversas necessidades dos clientes europeus. Além disso, está previsto o lançamento de dois novos modelos durante este ano.
A BYD, fabricante líder mundial de veículos movidos a novas energias, com mais de 28 anos de experiência no desenvolvimento de baterias elétricas, goza de uma reputação global reconhecida pelos esforços de investigação em inovação de tecnologias sustentáveis.
A marca tem como objetivo ajudar a acelerar a transição para a mobilidade elétrica no mercado europeu, oferecendo aos seus consumidores uma maior diversidade de modelos movidos a energias limpas de alta qualidade e a preços acessíveis, que utilizam tecnologias EV de ponta, em colaboração com revendedores locais e parceiros de fornecimento.
Mais sobre a BYD aqui.