powered by

Bridgestone Turanza Eco equipa VW Golf VIII

Inovadora tecnologia de baixo peso, presente na gama Turanza Eco, da Bridgestone, foi projetada especificamente para a oitava geração do VW Golf. E promete aumentar o prazer de condução.

A Bridgestone continua a apostar forte nas soluções avançadas na área da mobilidade sustentável. Exemplo disso é a inovadora tecnologia de baixo peso ENLITEN, disponível nos pneus Turanza Eco, e projetados especificamente para a oitava geração do VW Golf VIII.

A tecnologia ENLITEN inclui um modo semiautónomo que permite ao veículo circular sozinho e uma nova suspensão que melhora a sua utilização e dinâmica de condução. Os pneus Turanza Eco, dotados da solução ENLITEN, foram concebidos para melhorar a dinâmica de condução atualizada do Golf VIII.

Com uma resistência ao rolamento muito baixa para uma excelente eficiência de combustível, exigem menos matérias-primas para serem produzidos, sendo projetados para maximizar o desempenho em piso molhado e vida útil.

Além disso, segundo a Bridgestone, “oferecem benefícios ambientais significativos, ao mesmo tempo que melhoram a utilização do veículo e a dinâmica condução através do rolamento da massa (o pneu em si) reduzido para ajudar a aumentar o prazer da condução”. Refira-se que esta tecnologia foi disponibilizada para a estrada, pela primeira vez, no VW ID.3.

Dinâmica de condução

Durante o processo de desenvolvimento do novo Golf VIII, a VW exigiu um pneu que oferecesse uma resistência ao rolamento muito baixa, sem comprometer outras áreas de desempenho. Nesse sentido, a Bridgestone, parceira de longa data da VW, “respondeu a essa pergunta com os pneus Turanza Eco desenvolvidos sob medida com a tecnologia ENLITEN, que alcançam o melhor rótulo da UE de grau A em resistência ao rolamento e muito mais”, explica o fabricante em comunicado oficial.

A tecnologia ENLITEN inclui um modo semiautónomo que permite ao veículo circular sozinho e uma nova suspensão que melhora a sua utilização e dinâmica de condução

“Uma das características mais destacadas deste pneu exclusivo é o permitir uma melhor utilização do veículo. Isto deve-se à sinergia entre os materiais exclusivos usados para criar a tecnologia ENLITEN e um novo processo de mistura que melhorou o desempenho da tecnologia do composto de desgaste, sem comprometer a aderência.

Combinado com uma cavidade e um design padrão totalmente 3D, que maximiza o desempenho em piso molhado e a sua vida útil e garante que os pneus Turanza Eco com tecnologia ENLITEN garantam um desempenho de aderência em piso molhado que assegura o rótulo da UE de grau B sem comprometer o seu desempenho. Este design e respetivo desenvolvimento unem-se para aprimorar a utilização do VW Golf VIII, e, consequentemente, o prazer de conduzi-lo”, acrescenta.

Juntamente com a dinâmica de condução, aprimorada devido ao rolamento da massa (pneu em si) reduzida, a nova tecnologia inovadora de pneus leves da Bridgestone estabelece um novo padrão na redução de utilização de materiais e resistência ao rolamento para oferecer benefícios ambientais significativos.

“Os pneus com tecnologia ENLITEN demonstram uma resistência ao rolamento que é até 30% inferior face a um pneu premium convencional de verão Bridgestone. Isto contribui para a redução do consumo de combustível e das emissões de CO2. Além disso, os pneus com tecnologia ENLITEN permitem uma maior economia de combustível devido a uma redução de peso até 20% face a um pneu equivalente premium convencional de verão Bridgestone.

Os pneus com tecnologia ENLITEN demonstram uma resistência ao rolamento que é até 30% inferior face a um pneu premium convencional de verão Bridgestone

Equivale até 2 kg a menos de recursos de matéria-prima necessários para produzir cada pneu, sendo, assim, mais um benefício ambiental tanto do ponto de vista de gestão de recursos quanto do estágio final de vida útil do pneu”, sublinha a mesma fonte da Bridgestone.

ENLITEN e VW

Desenvolvido no Centro de I&D da Bridgestone EMIA em Roma, Itália, e produzido em Espanha, o novo pneu 205/ 55R16 91H Turanza Eco com tecnologia ENLITEN está disponível para o mercado europeu desde agosto de 2020.

Steven de Bock, vice-presidente de Equipamento Original (EO) da Bridgestone EMIA, explica que, “até este ponto, falámos sobre a tecnologia ENLITEN como uma inovação em pneus sustentáveis – e com razão – mas as melhorias que pode possibilitar no domínio da experiência de condução são também significativas”.

Mais: “Devido à baixa resistência de condução e o baixo peso do Turanza Eco com tecnologia ENLITEN, o impacto do pneu na dinâmica de condução – em motores de baixa potência em particular – torna-se claramente visível. É fantástico podermos trazer à luz do dia os diferentes benefícios da tecnologia ENLITEN – sustentabilidade ambiental e prazer de condução – em colaboração com o nosso parceiro de longa data, a VW, à medida que continuamos a cumprir o nosso compromisso de fornecer valor social e comercial como uma empresa de soluções sustentáveis”, salienta.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Continental_logoGteam_logoMetaboLauncholipes_altpaco-lumiar

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Internacional