A Bridgestone foi selecionada como parceira de pneus para o primeiro veículo totalmente elétrico da CUPRA, o Born. Os pneus de resistência ultrabaixa ao rolamento para o modelo espanhol, desenvolvidos sob medida, fazem uso da tecnologia de baixo peso ENLITEN.
Solução que, de acordo com a Bridgestone, “ajuda o veículo a atingir uma autonomia de até 548 km entre cargas”. Mais: “Sustentável e leve, a tecnologia ENLITEN reduz a resistência ao rolamento dos pneus em até 30% e o peso em até 20% para alargar a autonomia de condução e reduzir o impacto ambiental, graças a uma maior produtividade dos recursos”.
Na mesma nota de imprensa, pode ler-se que “os pneus desenvolvidos sob medida oferecem, também, excelente desempenho em piso molhado e estabilidade on-road, o que é primordial quando se considera a carga pesada num veículo de tração traseira”.
E vai mais longe: “Os pneus foram, também, equipados com a solução B-Seal, uma tecnologia de selagem automática desenvolvida para manter a retenção de ar no caso de pregos, pedras ou outros objetos perfurarem o pneu”.
A Bridgestone utilizou a sua tecnologia de Desenvolvimento Virtual de Pneus durante a fase de desenvolvimento, reduzindo o número de protótipos de pneus necessários.
Com esta opção, o fabricante japonês de pneus reduz o consumo de matéria-prima e as emissões de CO2 em, aproximadamente, 60%, ao mesmo tempo que acelera o tempo até à chegada ao mercado em 50%, tornando, assim, o desenvolvimento de pneus mais sustentável, eficiente, preciso e flexível.
“Os pneus Turanza ECO para os meses de verão feitos sob medida, tal como os Blizzak para condições de inverno difíceis e excelente estabilidade na neve, e os Weather Control para todas as estações, foram desenvolvidos para oferecer flexibilidade aos condutores do CUPRA Born nas estradas, sendo, todos eles, desenvolvidos e fabricados na Europa”, explica a Bridgestone.
E conclui: “A Bridgestone encara a mobilidade elétrica como uma enorme oportunidade para reduzir as emissões de CO2 e tornar a circulação de veículos ambientalmente mais sustentável. Este último projeto com a CUPRA cimenta ainda mais o compromisso da empresa, de ajudar a moldar um futuro sustentável de mobilidade”.
Mais sobre a Bridgestone aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade