powered by

Bridgestone prova que ambiente e performance são compatíveis

Fabricante junta-se à ARLANXEO e à Solvay para lançar a plataforma TECHSYN. Objetivo é criar pneus mais resistentes e com forte desempenho ambiental.

O respeito pelo ambiente e as elevadas prestações de um pneu é uma equação perfeitamente possível. Com base nesta linha de pensamento, a Bridgestone aliou-se à ARLANXEO, líder mundial na produção de borracha sintética, e à Solvay, uma das maiores empresas científicas do mundo e líder mundial em Sílica Altamente Dispersível (HDS), tanto para inovação, quanto para fabricação.

O resultado desta parceria é o anúncio do lançamento da TECHSYN, uma nova plataforma tecnológica de pneus desenvolvida em conjunto, que permite aos pneus oferecer resistência e desempenho ambiental incomparáveis.

Segundo o fabricante, a TECHSYN combina borracha sintética quimicamente otimizada com sílica sob medida, interagindo a nível molecular para oferecer excelente desempenho sem desvantagens. Cada material encontrado na TECHSYN foi desenvolvido em paralelo pelas três empresas para criar uma plataforma tecnológica de pneus que oferece um desempenho incomparável.

“Na Bridgestone, acreditamos, fundamentalmente, que a inovação revolucionária e o futuro da mobilidade não podem ser alcançados sem colaboração. A parceria na qual a TECHSYN está enraizada, evoluiu para se tornar numa das mais exclusivas de que já fizemos parte”
Bridgestone Laurent Dartoux
Laurent Dartoux
Presidente e CEO da Bridgestone EMIA

Além disso, a TECHSYN permite que os pneus alcancem até 30% melhor eficiência no desgaste e uma resistência ao rolamento que é reduzida até 6%, em comparação com outros produtos convencionais de verão da Bridgestone. Tudo isto, sem comprometer quaisquer outras áreas de desempenho.

Com o objetivo de garantir menor perda de material de desgaste do pneu, o foco extra foi direcionado para melhorias de desempenho no desgaste durante o desenvolvimento da TECHSYN.

Resultado dessas melhorias, a plataforma aumenta o desempenho sustentável dos pneus, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de CO2, melhorando a quilometragem do piso do pneu e a sua vida útil até 30%.

“Na Bridgestone, acreditamos, fundamentalmente, que a inovação revolucionária e o futuro da mobilidade não podem ser alcançados sem colaboração. A parceria na qual a TECHSYN está enraizada, evoluiu para se tornar numa das mais exclusivas de que já fizemos parte”, afirmou Laurent Dartoux, presidente e CEO da Bridgestone EMIA, a propósito desta nova aliança a três.

“A combinarmos know-how, habilidade e criatividade de três empresas de classe mundial que defendem diferentes partes da cadeia de abastecimento de pneus, desenvolvemos uma plataforma de tecnologia que oferece novas formas de enfrentar desafios específicos para esta indústria”
Donald Chen ARLANXEO
Donald Chen
CEO da ARLANXEO

E acrescentou: “Como líder global em soluções avançadas e mobilidade sustentável, estamos a avançar com inovação e sustentabilidade no centro de tudo o que fazemos na Bridgestone. Através do desenvolvimento de soluções voltadas para o ambiente, como a TECHSYN, estamos a fazer um grande progresso na concretização dessa ambição”.

O CEO da ARLANXEO, Donald Chen, afinou pelo mesmo diapasão. “Na ARLANXEO, estamos comprometidos em fornecer soluções de elastómero excecionais e centradas no cliente. Ao reunir em parceria a combinação do know-how, habilidade e criatividade de três empresas de classe mundial que defendem diferentes partes da cadeia de abastecimento de pneus, fomos capazes de desenvolver uma nova plataforma de tecnologia que oferece novas formas de enfrentar desafios específicos para a indústria de pneus”, disse.

“A TECHSYN permite uma maior economia de combustível e propriedades de desgaste dos pneus ao mesmo tempo, sem comprometer o desempenho. Como resultado, os pneus feitos com a TECHSYN contribuem para a redução das emissões de CO2. Portanto, essa tecnologia dá uma contribuição significativa para a melhoria dos aspetos ambientais, que está no cerne da visão partilhada de soluções de produtos sustentáveis pelas três empresas que fizeram tudo acontecer”, explicou.

“Para proteger o nosso planeta, devemos reinventar, colaborar e co-construir soluções para projetar a mobilidade mais limpa de amanhã. Estou orgulhosa das equipas que contribuíram para este projeto, em particular a velocidade com que transformaram esta inovação em realidade”
Ilham Kadri Solvay
Ilham Kadri
CEO da Solvay

Por sua vez, Ilham Kadri, CEO da Solvay, adiantou que a nova plataforma “demonstra o que pode ser alcançado quando os principais players da cadeia de valor unem forças. Para proteger o nosso planeta, devemos reinventar, colaborar e co-construir soluções para projetar a mobilidade mais limpa de amanhã. Estou orgulhosa de todas as equipas que contribuíram para este projeto, em particular a velocidade com que transformaram esta inovação em realidade”.

Mais sobre a Bridgestone aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
GT_Team_Pneus_banner

Últimas

Ligeiros

Internacional

Internacional