powered by

Bridgestone inaugura campo de testes em piso molhado de última geração

Novo campo europeu de testes de manobrabilidade em piso molhado, localizado em Roma, Itália, conta com tecnologias de última geração da Bridgestone.

A Bridgestone acaba de anunciar a inauguração de uma pista de “Manobrabilidade em Piso Molhado no seu Campo Europeu de Testes (EUPG)”, com sede perto de Roma, Itália, investindo, aproximadamente, três milhões de euros no projeto.

A nova pista, concebida num ambiente virtual antes da construção, proporciona a capacidade de testar pneus premium em condições meteorológicas variadas para assegurar um desempenho ótimo em piso molhado.

A superfície da pista foi concebida em associação com a Universidade de Pisa, incorporando agregados cuidadosamente selecionados que são mais resistentes ao desgaste. O que é particularmente benéfico quando se trata de consistência ao longo do tempo, ajudando a proporcionar fricção constante e níveis de aderência melhorados que facilitam a avaliação do desempenho global dos pneus.

A disposição vanguardista da pista traz uma série de benefícios, incluindo condições dinâmicas transitórias com entradas combinadas e maior funcionamento do acelerador on/off, possibilidade de realizar testes de slalom em chicane rápida e a capacidade de conduzir em qualquer direção.

Sabia que…

a Bridgestone na Europa, Rússia, Médio Oriente, Índia e África (Bridgestone EMIA) é a Unidade Regional de Negócios Estratégicos da Bridgestone Corporation, líder mundial em pneus e borracha que desenvolve a sua especialidade em oferecer soluções para uma mobilidade segura e sustentável?

Mais: permite acelerações mais combinadas do que a disposição original, acelerações longitudinais mais evidentes do que a disposição original (aceleração e travagem). Combinados, estes resultados permitem à Bridgestone desenvolver e testar pneus premium que correspondem aos requisitos dos clientes.

Através do desenvolvimento virtual, que utiliza simulações de pista para testar e afinar o desenho antes do início da construção, o projeto ofereceu vantagens significativas ao proporcionar a possibilidade de avaliar, antecipadamente, diferentes cenários e, depois, selecionar a melhor configuração possível.

O desenvolvimento virtual também ofereceu benefícios significativos de sustentabilidade, uma vez que o processo permite uma utilização mais eficiente dos recursos. Além disso, um novo sistema de água, utilizando 6 km de tubagem, pode transportar água de volta para um reservatório de quatro milhões de litros, ajudando a reciclar até 90% de água e a reduzir ainda mais o impacto ambiental da nova instalação.

A segurança está no topo da agenda da nova pista, com o Argex – um material argiloso – colocado em zonas de escoamento que ajuda a reduzir as distâncias de paragem onde for mais necessário. “A realização da nova Pista de Manobrabilidade em Piso Molhado deu, também, a oportunidade de melhorar toda a gestão de segurança do EUPG, com a introdução de um novo Sistema de Gestão de Segurança EUPG”, dá conta o comunicado.

“O novo sistema permite um controlo totalmente digital e automatizado das pistas nas instalações: os condutores de testes podem ser informados, em tempo real, com avisos de prevenção de segurança, que, também, são mostrados num ecrã através de painéis de instrumentos visuais e aplicados com mensagens de voz automáticas para garantir que podem concentrar-se totalmente na condução, enquanto ainda recebem informações cruciais de segurança. Outras novas características incluem o acesso digital a todas as pistas através de permissões registadas, juntamente com portões virtuais para ajudar a gerir áreas específicas”, acrescenta.

“A Bridgestone é um dos principais investidores em Investigação e Desenvolvimento na indústria e as nossas instalações de testes de última geração são uma parte substancial do compromisso contínuo da empresa para com a inovação. Ao proporcionarmos aos clientes e parceiros diferentes ambientes de teste, incluindo novas superfícies e condições de estrada, estamos em melhores condições de lidar com os efeitos sazonais no nível de aderência dos pneus, o que acaba por melhorar a segurança dos condutores”, Emilio Tiberio, COO & CTO da Bridgestone EMIA.

“E embora a segurança seja da maior importância para nós como empresa, a sustentabilidade também o é. Por isso, estamos, continuamente, a evoluir os nossos processos para reduzir o consumo de recursos, de modo a ter um efeito mais positivo nas pessoas e no planeta”, conclui.

Mais sobre a Bridgestone aqui.

euromais_banner

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Repintura

Atualidade