A Brembo fará a sua estreia como parceira oficial e fornecedora de tecnologia de travagem na histórica edição do centenário das 24 Horas de Le Mans, a corrida de resistência mais prestigiada do mundo.
Tecnologias avançadas de travagem significam que a Brembo foi capaz de adaptar os seus sistemas de para dar resposta aos requisitos de cada equipa, piloto e veículo. Nada menos do que 62 carros competirão em quatro classes diferentes na corrida, que acontecerá no fim de semana de 10 e 11 de junho.
“Estamos muito satisfeitos por sermos o fornecedor de tecnologia de travagem para as 24 Horas de Le Mans no ano do seu centenário. A Brembo está associada ao automobilismo há quase 50 anos e esta competição icónica sempre foi o evento automobilístico mais seguido do mundo”, afirma Daniele Schillaci, CEO da Brembo.
“Hipercarros, protótipos e veículos GT…Vamos equipar a maioria dos carros da competição, que é um laboratório para nós. A corrida permite-nos testar e aperfeiçoar novos designs e soluções que podem ser introduzidos em veículos do dia a dia”. Acrescenta.
As 24 Horas de Le Mans foram disputadas pela primeira vez em 1923, no circuito semipermanente de Sarthe, que oferece um teste severo aos travões de um carro, especialmente entrando nas duas chicanes que interrompem a longa reta Mulsanne. Este será o 35.° ano consecutivo da Brembo como fornecedora de sistemas de travagem avançados para a competição.
Uma vez mais, este ano, os técnicos da Brembo concentraram-se em encontrar a combinação mais eficaz de leveza e rigidez para garantir a máxima fiabilidade. Tal foi conseguido através da conceção de componentes de fricção que, se usados de forma otimizada, duram toda a competição sem necessidade de serem substituídos.
A taxa incrivelmente baixa de desgaste também significa que o desempenho de travagem é mantido durante a corrida. Numa prova de resistência, em que um veículo encontra condições extremamente variáveis e os pilotos alternam-se, ter um sistema de travagem que garanta um desempenho constante e uma resposta previsível é uma grande vantagem.
Os componentes de fricção dos veículos são feitos de carbono, um material leve e eficaz para dissipar o calor. Os técnicos da Brembo otimizaram o tamanho e a ventilação dos discos, que têm espessura máxima de 38 mm e diâmetro máximo de 380 mm, sendo bons para mais de 6.000 km.
Os discos são perfurados com 432 orifícios de ventilação e têm uma faixa de temperatura de operação entre 250°C e 850°C. Para a Classe Le Mans Prototype (LMP2), os discos de carbono têm uma espessura máxima de 32 mm e um diâmetro máximo de 380 mm, sendo, novamente, eficazes para até 6.000 km. São perfurados com 48 orifícios de ventilação e têm uma faixa de temperatura de operação entre 250°C e 850°C.
Por fim, os veículos da Classe Le Mans Grand Touring Endurance (LMGTE) recorrem a travões a disco de ferro fundido com espessura máxima de 35 mm e diâmetro máximo de 390 mm, com autonomia de até 4.000 km. Os discos de ferro fundido são lisos, sem orifícios de ventilação, mas podem ter até 72 aletas ou palhetas. A sua faixa de temperatura de operação situa-se entre 250°C e 750°C.
Dos 62 veículos que participarão da corrida, 44 terão, pelo menos, um componente do sistema de travagem fornecido pela Brembo – como discos, pinças ou pastilhas. A Brembo também estará presente na Fan Village, permitindo que os entusiastas do automobilismo se conectem com a marca, se envolvam e se divirtam.
Esta zona dedicada aos fãs será aberta ao público em geral, com um extenso programa de atividades e eventos relacionados com a Brembo e o mundo do automobilismo. Os fãs poderão ver de perto os sistemas de travagem projetados pela Brembo para as 24 Horas de Le Mans.
Esta área abrigará a Brembo Inspiration Shop, que venderá uma linha exclusiva de edição limitada de roupas Brembo Racing, juntamente com outras artigos com o logótipo da Brembo.
Mais sobre a Brembo aqui.