Após mais de cinco anos de investigação e desenvolvimento, a Brembo deu um passo decisivo na sua estratégia de sustentabilidade com a “introdução de uma liga de alumínio 100% reciclado para a produção das duas pinças de travão originais”, revela. A estreia faz-se já com um grande cliente internacional, assinalando o arranque da transição à escala global.
Benefícios do alumínio
O projeto, iniciado em 2020, nasceu da análise detalhada do ciclo completo de produção, que identificou no “alumínio uma oportunidade única: este material pode ser reciclado infinitamente sem perda de qualidade”, explica a Brembo.
A procura concentrou-se em encontrar uma liga que garantisse o mesmo nível de desempenho mecânico e de fundição do material original, mas com uma pegada ambiental significativamente inferior.
O resultado foi a identificação de uma liga de alumínio 100% reciclado, disponível em todas as regiões onde a Brembo tem fábricas. “A adoção deste material permite reduzir em cerca de 70% as emissões de CO₂ associadas ao ciclo de vida do produto, em comparação com a liga convencional”, sublinha.
Inovação sustentável
Para tornar esta solução viável, foi necessário rever o design dos componentes e atualizar os processos de fabrico, num esforço de reindustrialização que assegura qualidade e escalabilidade em todos os mercados. O esforço está, agora, a dar frutos, com os primeiros fornecimentos já em curso.

“O uso de alumínio reciclado na produção das nossas icónicas pinças de travão representa o compromisso contínuo que assumimos com a inovação sustentável. Estamos a criar produtos mais inteligentes, seguros e amigos do ambiente”, afirma Daniele Schillaci, CEO da Brembo.
ADN italiano
Apesar da mudança no material, o design mantém-se fiel ao ADN da marca italiana, com as formas distintas e a paleta de cores que sempre caracterizaram os seus produtos.
“Para reforçar a identidade desta inovação, as novas pinças passam a incluir o logótipo ALU, registado pela Brembo, distinguindo, visualmente, os componentes produzidos com alumínio reciclado — que a empresa considera um material upcycled, ou seja, não apenas reutilizado, mas melhorado e valorizado”, explica, no mesmo comunicado.
A partir de agora, a maioria dos novos desenvolvimentos da marca partirá desta base sustentável, enquanto as pinças em produção continuarão a usar alumínio convencional até ao fim do seu ciclo de vida.
Mais sobre a Brembo aqui.