A Brembo, empresa especialista no desenvolvimento e produção de sistemas de travagem de elevado desempenho, apresenta, no EICMA 2023, a mais recente evolução da família Brembo GP4: a pinça GP4-MotoGP.
“A GP4-MotoGP – disponível em versão de fixação de 100 mm – apresenta um desempenho excecional graças ao deslizamento oblíquo da pastilha, típico das pinças de MotoGP, que permite maior poder de travagem com a mesma força aplicada na alavanca. Além disso, dispõe de maior efeito anti arrasto, libertação instantânea das pastilhas e menor desgaste das pastilhas”, diz a Brembo.
“Foi dada especial atenção à introdução de aletas de ventilação na carenagem exterior e aos novos pistões de corrida, características que melhoram a mudança térmica do sistema de travagem, contribuindo para o seu arrefecimento”, sublinha.
“Tal é conseguido através da circulação de ar como resultado do movimento do veículo. Mas, mais importante ainda, através do movimento de ar induzido pela rotação dos discos e rodas dos travões. Não menos importante é o seu forte impacto estético, que torna o design da pinça mais nítido e arrojado”, explica.
Projetada e desenvolvida para equipar a última geração de motos de estrada potentes, a GP4-MotoGP é uma pinça de travão “nascida das pistas para a estrada e adapta-se perfeitamente às necessidades das motos atuais e dos entusiastas das pistas mais exigentes”, garante a Brembo. E frisa: “A pinça é capaz de levar o desempenho e a desportividade na estrada a um nível sem precedentes”.
Tal como as pinças Brembo utilizadas pelos pilotos profissionais no MotoGP e SBK, esta nova pinça monobloco é maquinada a partir de um tarugo sólido de alumínio. “Comparativamente aos componentes de travagem fabricados por fundição, a maquinação a partir do maciço permite a utilização de materiais com melhores características mecânicas, maior resistência mesmo em operações extremas e, consequentemente, melhoria no desempenho de todo o sistema de travagem, sem comprometer a durabilidade”, revela a Brembo.
As nervuras na secção dianteira abraçam quatro pistões em alumínio e garantem a “máxima rigidez do sistema, transmitindo ao piloto uma forte sensação de segurança e fiabilidade da moto”, assegura a mesma fonte.
“A resistência e o desempenho puro, mesmo em altas temperaturas, também são assegurados pelo tratamento de revestimento de níquel, que proporciona uma aparência mais brilhante e suave, ao mesmo tempo que garante durabilidade, resistência ao desgaste e desempenho ideal na estrada para uma experiência de condução intransigente”, reforça a empresa.
A Brembo fornece equipas de MotoGP desde a sua criação e todos os pilotos da grelha de partida confiam nas suas soluções de travagem desde 2016. A partir deste ano, é, também, parceira de Inspiração de Travagem da FIM MotoGP: um papel novo para as próximas três temporadas, no qual fornecerá os dados num formato gráfico inovador, durante as transmissões televisivas ao vivo em todo o mundo, apresentando ainda conteúdo exclusivo do que acontece nos bastidores.
Mais sobre a Brembo aqui.