A Brembo foi reconhecida pela sua “transparência corporativa e desempenho nas alterações climáticas e segurança hídrica pelo CDP, garantindo um lugar na sua lista anual.
“Com base nos dados relatados através dos questionários de Alterações Climáticas e Segurança Hídrica do CDP, em 2022, a Brembo foi uma das poucas empresas que obtiveram um duplo ‘A’, entre as mais de 10 mil companhias pontuadas”, avança a empresa.
Uma metodologia detalhada e independente é utilizada pelo CDP para avaliar as empresas, atribuindo uma pontuação de “A” a “D-“, com base na abrangência da divulgação, consciencialização e gestão de riscos ambientais, bem como na demonstração das melhores práticas associadas à liderança ambiental, como definição de metas ambiciosas e alvos significativos. As empresas que não divulgam ou fornecem informações insuficientes recebem nota “F”.
“Tópicos ambientais, sociais e de governança sempre foram parte integrante da nossa estratégia global de negócios. Acreditamos que são fatores potenciadores do crescimento, não só do nosso grupo, mas de toda a economia. Este ano, é a quinta vez consecutiva que a Brembo recebe o reconhecimento de duplo ‘A’ do CDP e, para nós, é sempre uma fonte de grande satisfação que foi possível graças ao nosso compromisso contínuo”, afirma Cristina Bombassei, chief CSR officer e membro do conselho da Brembo.
“Representa uma motivação real para manter o nosso curso rumo a um futuro verdadeiramente sustentável, no qual todos devemos sentir-nos chamados a participar num esforço coletivo para garantir que os tópicos ESG sejam levados em consideração em todas as decisões importantes com impacto na nossa sociedade”, acrescenta a responsável.
Como parte da estratégia da Brembo, o grupo está focado no desenvolvimento de soluções mais ecológicas. Seguindo esse compromisso, este ano a Brembo revelou o Greenance Kit Concept.
“Esta nova gama de discos de liga especial e pastilhas de travão visa combinar o melhor desempenho de travagem com um menor impacto ambiental. Do lado das operações, a Brembo reduziu as emissões de CO2 dos seus escritórios e fábricas em 29% em relação a 2019 e aumentou o seu fornecimento de energia de fontes renováveis, que representam 53% do total, acima dos 43% do ano passado”, dá conta o comunicado.
“Tais esforços fazem parte da ampla ação da Brembo para apoiar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU desde 2018, quando a empresa endossou a Agenda 2030”, revela.
“O CDP viu quase 20 mil empresas divulgarem dados ambientais este ano, incluindo 70% das empresas europeias por valor de mercado. A COP27 mostrou que a necessidade de mudança transformacional é mais crítica do que nunca se quisermos limitar o aquecimento a 1,5°C”, adianta Maxfield Weiss, diretor executivo do CDP Europe.
“Estou, portanto, encantado que as empresas europeias representem quase metade de todas as companhias da Lista A em todo o mundo, incluindo 15 com duas pontuações ‘A’ e oito com pontuações triplo ‘A’ para alterações climáticas, florestas e liderança em segurança hídrica”, reforça.
E vai mais longe: “Devemos reduzir as emissões pela metade e eliminar a desflorestação até 2030, além de alcançar a segurança hídrica na mesma escala de tempo – não há rota para 1,5°C sem natureza”.
“Com o novo e inovador regulamento de relatórios da UE, com o CSRD, agora acordado, as empresas CDP da Lista A mostram que estão à frente do jogo – tomando medidas claras para reduzir as emissões e abordar os impactos ambientais em todas as suas cadeias de valor. Este é o tipo de transparência e ação ambiental de que precisamos em toda a economia para evitar o colapso ecológico”, conclui a Brembo.
Mais sobre a Brembo aqui.