A Brembo comemora, da melhor forma, os 60 anos desde a sua fundação, confirmando a sua supremacia tecnológica no desporto motorizado, com 62 títulos mundiais conquistados nas principais competições de duas e quatro rodas em 2021.
A empresa transalpina alcança, desta forma, um novo recorde: ao longo dos seus 47 anos de presença global nas diferentes competições automobilísticas, nunca conquistou tantos títulos como neste ano de 2021. Conta, agora, com mais de 500 campeonatos conquistados ao longo do tempo.
A experiência adquirida em várias décadas nas corridas representa o laboratório privilegiado da Brembo, “onde as soluções mais recentes são testadas e, posteriormente, transferidas, ao longo dos anos, para a produção de veículos de estrada”, explica a marca, em comunicado.
A abordagem confirma a missão da empresa, de tornar-se num fornecedor de soluções fiável, ao lado dos mais importantes fabricantes de automóveis e motos, para oferecer a melhor experiência de condução.
Títulos do automobilismo que contam, também, com importantes vitórias conquistadas com o apoio de marcas do grupo, como Marchesini e AP Racing (desde 2000), e duas marcas recentemente adquiridas pela empresa de Bérgamo: SBS Friction e J. Juan.
A SBS Friction desenvolve, produz e comercializa pastilhas de travão e soluções de fricção para motociclos, scooters, ATV/UTV, carros especiais e aplicações industriais. A J. Juan é uma empresa líder no desenvolvimento e produção de travões e componentes para sistemas de travagem para a indústria de motociclos.
Na Fórmula 1, todas as corridas (22) desta temporada foram ganhas por monolugares equipados com componentes Brembo. A empresa, com sede em Bérgamo, pode orgulhar-se de vitórias em 463 dos 807 Grandes Prémios que decorrem desde 1975, ano da estreia na Fórmula 1 até hoje, com um total de 27 campeonatos mundiais de pilotos e 31 campeonatos mundiais de construtores conquistados com as melhores equipas.
O domínio de Brembo também continua inequívoca no MotoGP, onde soma novas vitórias em Moto2, Moto3 e World Superbike (também com Marchesini). Mais de 500 vitórias na classe rainha (500 e MotoGP): pela sexta temporada consecutiva, a Brembo forneceu todos os pilotos (30) que correram no MotoGP este ano e que confiaram no elevado desempenho e níveis de segurança garantidos pelos componentes Brembo.
No entanto, a série vencedora começou em 1995: desde aquele ano, todas as corridas foram ganhas com motos equipadas com travões da empresa italiana. Desde que a classe de MotoGP foi introduzida, em 2002, todos os 347 Grandes Prémios foram ganhos por motos equipadas com travões Brembo.
Além disso, de 1976 a 2001, 185 Grandes Prémios adicionais foram ganhos por motos com soluções Brembo na classe 500. E, isso, totaliza mais de 500 vitórias em mais de 45 anos de presença no nível superior do desporto motorizado.
Mais sobre a Brembo aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade