Mais de 60 anos de história da Brembo serão retratados através do design, inovação e pesquisa numa exposição onde o controlo de energia e movimento se transforma numa experiência imersiva de tecnologia, design de luz e instalações de vídeo.
“Inovação tecnológica, pesquisa em design e performance – do Compasso d’Oro à Fórmula 1 -, compromisso constante com a sustentabilidade: “A Arte da Travagem. Uma exposição envolvente sobre travões”, começar por revelar a Brembo.
De 6 a 18 de setembro, no Museo delle Culture di Milano (MUDEC), a exposição, que terá entrada gratuita, conta a história industrial e os produtos icónicos da Brembo, líder mundial em sistemas de travagem há mais de 60 anos, numa experiência multimédia imersiva concebida e produzida pela Brembo em conjunto com a Balich Wonder Studio.
A exposição faz parte do programa artístico e cultural do MUDEC, um espaço de diálogo sobre temas contemporâneos por intermédio de artes visuais, cénicas e sonoras, design e figurino.
Com este primeiro projeto expositivo, nos espaços que, outrora, abrigaram o antigo complexo industrial Ansaldo, a Brembo refaz as etapas de uma aventura empreendedora que, ao longo dos anos, fez da histórica empresa uma expert do know-how italiano, capaz de combinar tecnologia e design, com foco constante na contemporaneidade e no futuro.
“Através de instalações interativas, light design e vídeos, os visitantes serão levados à descoberta das formas, materiais, cores, estilo e evolução dos sistemas de travagem, com elementos caracterizadores – como pinças, discos e pastilhas. Expressão de alta tecnologia e design, numa viagem fascinante que parte das origens da empresa e inclui os desafios mais importantes do futuro, como a sustentabilidade e a mobilidade elétrica”, explica.
E vai mais longe: “A Brembo sempre combinou performance e design, fazendo do travão um objeto diferenciador e precursor das evoluções no setor e mais além. Na exposição, a história e os produtos reúnem-se numa exposição dividida em oito secções temáticas – origem, nascimento, raças, pesquisa, estilo, design, mundo, futuro – com uma série de instalações entre passado e futuro”.
Estar no meio de um circuito de Fórmula 1 ou de MotoGP, experimentar a emoção de uma corrida de carro ou moto graças aos tubos especiais que recriam a experiência sonora de uma pista de corrida, entrar nas formas dos discos de travão através de cones de luzes laser e mergulhar numa instalação cinética de mais de 300 pinças de travão coloridas, algumas das quais suspensas e em movimento contínuo, são algumas das “aventuras” previstas.
Mas haverá mais: “Maravilhe-se com um compasso de Fórmula 1, que, a partir de uma única peça de alumínio, ganha vida como uma verdadeira escultura. Perca-se numa ‘sala infinita’ gerada pela superfície refletiva do disco ‘Greentive’, que cria um ambiente inesperado e infinito. Encontrará várias e numerosas experiências multimédia, nas quais poderá mergulhar no mundo dos sistemas de travagem Brembo”, revela.
Especial atenção será dada, também, aos produtos que levaram a Brembo a ganhar os mais prestigiados prémios de design. A empresa é, de facto, o primeiro fabricante de componentes a ganhar o Compasso d’Oro, prémio de design industrial mais antigo e prestigiado do mundo.
Tal aconteceu em 2004, graças ao sistema de travões carbocerâmicos para veículos de produção em série, e, depois, em 2020 com a pinça de travão para a Fórmula E. A Brembo também recebeu o “Red Dot Award: Product Design 2019”, o prémio de design mais cobiçado e oficial do mundo.
Mais sobre a Brembo aqui.