No EICMA 2022, em Milão, a Brembo apresenta as suas pastilhas de travão Greenance, que substituirão, gradualmente, toda a gama Brembo Aftermarket. “Com uma ampla variedade de compostos, de sinterizados a carbocerâmicos, e uma grande variedade de referências, as novas pastilhas de travão dão resposta às necessidades específicas apresentadas pelos motociclos de todos os tipos: estrada, off-road e scooter”, avança a Brembo, em comunicado.
“As pastilhas Brembo Greenance apresentam melhor resistência ao calor, uma vez que são projetadas para manter o mesmo desempenho mesmo quando a temperatura dos travões aumenta. De facto, os testes dinâmicos de eficiência do dinamômetro demonstram que as pastilhas dispõem de um coeficiente de atrito mais estável em temperaturas elevadas e altas velocidades, bem como um coeficiente de atrito médio 10% maior do que qualquer aplicação comparável atualmente no mercado”, refere.
Nesse sentido, “os pilotos podem esperar um melhor desempenho no início e durante todo o percurso – mesmo quando o sistema de travagem está a aquecer– bem como uma melhor sensação de aderência na travagem”, explica a Brembo, no mesmo documento.
“O teste de bancada específico das pastilhas Brembo Greenance mostrou um desgaste 15% menor do que os produtos equivalentes no mercado”, diz. “Além disso” salienta, “os compostos de pastilhas Brembo Greenance são desenvolvidos sem cobre nem níquel e, para compostos cerâmicos, sem antimónio e amianto. Eliminando o uso de gás metano no processo de produção, será alcançada uma economia de cerca de 176 toneladas por ano de CO2 quando estiver totalmente operacional”, afirma.
Com um nome que deriva da fusão das palavras “green’ e “performance”, as pastilhas Brembo Greenance “correspondem às expectativas do cliente e ao desejo de contribuir para um ambiente sustentável. Tal é alcançado sem comprometer o desempenho de travagem”, explica a mesma fonte.
As pastilhas Brembo Greenance são homologadas de acordo com a norma ECE-R90. Um produto equipado ainda com o sistema de retenção NUCAP, a tecnologia de preensão que une o material de fricção à placa de apoio e melhora a resistência ao calor.
“Cada composto será identificado por uma cor diferente para cada placa, na qual o logótipo da Brembo recém-introduzido, é exibido. O que apresenta uma alma simples e moderna com formas mais suaves e arredondadas que falam com a geração nativa digital”, conclui a Brembo.
Mais sobre a Brembo aqui.