A Brembo assinou, hoje, um acordo com a Tenneco, empresa do portefólio de fundos geridos por afiliadas da Apollo Global Management, Inc., para a aquisição de 100% do capital da Öhlins Racing, fabricante premium líder de tecnologia de suspensão de elevado desempenho para motos e automóveis nos segmentos de equipamento de origem, desporto motorizado e pós-venda.
“A Öhlins é uma ótima opção para a Brembo. É uma marca de renome mundial, com um negócio sólido e uma reputação ímpar, tanto nas pistas como na estrada”, começa por afirmar Matteo Tiraboschi, Presidente Executivo da Brembo (imagem principal).
“Damos as boas-vindas à Öhlins no nosso grupo como uma grande oportunidade para expandirmos a nossa oferta para o mercado automóvel. Com esta adição, damos mais um passo na nossa estratégia de fornecer soluções inteligentes e integradas aos clientes, aproveitando sinergias entre tecnologias chave do veículo”, acrescenta.
Fundada em 1976, a Öhlins Racing encontra-se sediada em Upplands Väsby, Estocolmo, na Suécia, e tem uma forte “pegada” internacional. A Öhlins emprega, aproximadamente, 500 pessoas em duas instalações de produção localizadas na Suécia e na Tailândia (países onde dispõe de centros de I&D) e quatro filiais de distribuição e testes nos EUA, Alemanha, Tailândia e Suécia.
A tecnologia de suspensão da Öhlins é conhecida pela sua precisão, desempenho e inovação. Com décadas de experiência e engenharia avançada, a Öhlins Racing oferece uma extensa gama de produtos, incluindo amortecedores, forquilhas dianteiras, amortecedores de direção, software e algoritmos e acessórios para OEM e segmentos de pós-venda.
A empresa tem, também, uma forte herança automóvel e presença nos principais campeonatos de desportos motorizados, fornecendo MotoGP, Fórmula 1, World Superbike e NASCAR, entre outros.
Maior aquisição na história da Brembo
A Öhlins Racing prevê-se fechar o ano de 2024 com um volume de negócios na ordem dos 144 milhões de dólares, com uma expectativa de margem de EBITDA ajustada entre 21% e 22%.
“Estamos confiantes de que a Brembo é o parceiro certo para levar a Öhlins Racing ao próximo nível,” frisa Jim Voss, CEO da Tenneco. “Esta venda não só posiciona a Öhlins e os seus colaboradores para o sucesso contínuo sob a liderança da Brembo no mercado, como, também, apoia a estratégia da Tenneco de racionalizar o seu portefólio e reposicionar o seu equilíbrio, à medida que continuamos a executar a nossa visão de longo prazo”, reforça.
“À medida que unimos forças com a Brembo, estamos entusiasmados por desbloquear novas oportunidades de crescimento e alavancar os respetivos pontos fortes e ativos para impulsionar a inovação e acrescentar ainda maior valor aos clientes e colaboradores”, dá conta, por seu turno, Tom Wittenschlaeger, CEO da Öhlins Racing.
A Öhlins Racing está empenhada em desenvolver a próxima geração de tecnologia de suspensão mecatrónica para ambos os ambientes: estrada e pista. Esta abordagem orientada para a inovação irá reforçar a missão da Brembo de ser um fornecedor de soluções para mobilidade futura.
Este negócio marca a maior aquisição na história da Brembo. O preço de compra é de 405 milhões de dólares (correspondente a 370 milhões de euros à taxa de câmbio atual), numa base sem dinheiro/sem dívida, sujeito a mecanismos habituais de ajustamento de preços. A aquisição será paga com o dinheiro disponível.
Grupo fortalece-se a nível mundial
A operação está sujeita às aprovações regulatórias habituais e deverá estar concluída no início de 2025. Esta aquisição dá continuidade ao investimento da Brembo na área do motociclismo e automobilismo.
Em 2021, o grupo adquirira a SBS Friction na Dinamarca e a J.Juan em Espanha, completando a oferta de soluções em sistemas de travagem dedicados aos veículos de duas rodas.
Em fevereiro deste ano, a Brembo anunciou a sua entrada na Tailândia com um novo local de produção dedicado aos sistemas de travagem para fabricantes de motociclos.
Além disso, o grupo também controla a Marchesini, marca líder no design e produção de jantes de liga leve para motos de competição e de estrada. O negócio de veículos de duas rodas vale, hoje, aproximadamente, 13% das receitas totais da Brembo.
Mais sobre a Brembo aqui.