Por ocasião do EICMA 2022, em Milão, a Brembo apresentou o novo 19RCS Corsa Corta RR (Race Replica), mais uma evolução do conceito de cilindro principal radial. “Muitos novos recursos foram introduzidos para este novo cilindro principal de travagem radial, o mais próximo dos que usamos nas principais corridas de motos”, diz a empresa.
“Desenvolvido como o cilindro principal usado no MotoGP e SBK, o design do novo Brembo 19RCS Corsa Corta RR foi modificado para torná-lo mais leve e ainda mais semelhante às versões de corrida”, revela.
“O acabamento oxidado duro, em cinza titânio, garante excelente resistência ao desgaste e atrito extremamente baixo entre as peças móveis. Surge com uma cor mais escura do que a versão anterior justamente pelo tipo de tratamento, tornando-o ainda mais parecido com as versões usadas no Moto2 e Moto3”, explica a Brembo.
O pistão flutuante e as juntas são iguais aos componentes utilizados no MotoGP, assim como os acoplamentos do circuito de sangria e fornecimento de fluido de travão. “Estes são inclinados em mais de 30° para facilitar a sangria do cilindro principal”, acrescenta.
“A alavanca, modificada no formato, mantém a característica que a tornou famosa entre os entusiastas: permite que os pilotos ajustem o ‘ponto de mordida’ exatamente onde desejam, com um seletor de fácil acesso na parte superior do próprio cilindro principal. O seletor opera um mecanismo de came para permitir que o utilizador escolha entre três configurações de resposta diferentes”, esclarece.
Na configuração “Normal”, indicada no cilindro principal com a letra “N”, o “ponto de mordida” começa de forma mais gradual, tornando-o adequado para andar na cidade ou para travagem em más condições de aderência. Na configuração “Sport”, indicada no cilindro principal com a letra “S”, o início do “ponto de mordida” é mais curto que o da configuração “N”. Esta configuração produz uma resposta mais desportiva.

Por fim, na configuração “Race”, indicada no cilindro principal com a letra “R”, a posição do mecanismo de came encurta ainda mais o estágio inicial para produzir a mesma resposta imediata dos cilindros principais utilizados no MotoGP, deixando o piloto atingir o “ponto de mordida” dos travões instantaneamente. Essa configuração é ideal para uso em pista, onde cada centésimo de segundo conta.
“Mudando de uma configuração para outra, o motociclista pode configurar a resposta de travagem e a sensação da moto de forma imediata e previsível. O novo Brembo 19RCS Corsa Corta RR também inclui o sistema RCS (Ratio Click System) introduzido há 15 anos no cilindro principal radial Brembo 19RCS”, pode ler-se no comunicado.
“O que permite que o piloto selecione uma distância do fulcro ao pistão de 18 ou 20 mm simplesmente girando o parafuso de ajuste na frente da alavanca guia em 180° com uma chave de fendas”, refere.
“O sistema utiliza um came (vermelho quando ajustado para 18 mm, preto quando ajustado para 20 mm), que adapta a distância entre o ponto de apoio e o ponto de contacto com a haste do cilindro principal em 2 mm: altera a distribuição da força da travagem sem modificar o desempenho do sistema em termos de potência pura”, pode ler-se no mesmo documento.
E conclui: “O sistema de ajuste permite que o motociclista obtenha uma sensação completa com a sua moto e adapte o desempenho de travagem ao seu estilo de pilotagem”.
Mais sobre a Brembo aqui.











