A Bosch continua a inovar. Desta vez, assume que pretende “tapar” o sol com a sua tenologia. Já em 2025, todos os produtos Bosch incluirão Inteligência Artificial ou terão sido desenvolvidos ou fabricados com recuso a esta.
A ideia do fornecedor germânico passa por colocar a tecnologia de ponta ao serviço do conforto e da segurança das pessoas, reinventando conceitos básicos. Uma destas inovações, será um conceito de pala do sol que sabe precisamente para onde o condutor está a olhar e bloqueia a luz apenas onde esta está a ser prejudicial à condução.
O sistema “Virtual Visor” é, deste modo, a primeira pala solar inteligente para veículos. Composto por um painel LCD único e transparente, além de uma câmara voltada para o condutor, o equipamento utiliza Inteligência Artificial para determinar os pontos a escurecer.
Partindo do princípio de que o sol é responsável por milhares de acidentes de automóvel todos os anos, a Bosch desenvolveu um sistema que deteta e segue o rosto do condutor, de forma a identificar os olhos e o nível de luminosidade, bloqueando o sol na zona dos olhos do condutor, mas mantendo o resto da pala transparente.
“O uso criativo da tecnologia de cristais líquidos para bloquear uma fonte de luz específica diminui o brilho perigoso vindo do sol, o desconforto do condutor e o risco de acidentes. Além disso, também aumenta a visibilidade, o conforto e a segurança do condutor”, explica a Bosch.
O Virtual Visor foi apresentado, pela primeira vez, em 2020, surgindo, este ano, numa versão mais evoluída, no CES 2022, em Las Vegas, no estado norte-americano do Nevada.
Mais sobre a Bosch aqui.