powered by

Bosch tem solução explosiva para acidentes com veículos elétricos

Pode parecer contraditório, mas a Bosch desenvolveu um sistema que facilita a vida às equipas de emergência, em caso de acidente grave com um veículo elétrico.

A Bosch está a estudar formas de apoiar as equipas de socorro em acidentes que envolvam veículos elétricos. Nesse sentido, criou uma forma de controlar a alta tensão destes sistemas elétricos, em caso de sinistro grave, através de semicondutores que espoletam pequenas detonações dos cabos à bateria, de forma a cortar, imediatamente, a passagem da corrente.

O sistema funciona por intermédio de microchips especialmente desenvolvidos para desativar os circuitos de potência do veículo elétrico em meras frações de segundo, permitindo, deste modo, que as equipas de resgate possam atuar com maior rapidez.

Nem mesmo o facto de os sistemas elétricos de nova geração terem como desenvolvimento voltagens de 400 a 800 V constituirá um risco para ocupantes e equipas de socorro, dado que a atuação desses microchips semicondutores asseguram que a bateria de alta tensão seja desconectada automaticamente.

Segurança pirotécnica

Os dispositivos semicondutores criados pela Bosch integram um sistema de segurança pirotécnica, por via de um piro fusível. Ou seja, os sistemas “explodem” secções inteiras da conexão do cabo à bateria de alta tensão, através de cargas explosivas em miniatura, interrompendo, de forma imediata e eficaz, a circulação de energia.

Conforme explica a Bosch, caso o sensor do airbag detete algum impacto, “os pequenos dispositivos (com apenas 10 mm e pesando apenas alguns gramas) acionam o piro fusível”.

Um processo que desencadeia, por si, “pequenas explosões que provocam uma rotura no cabo de alta tensão entre a unidade da bateria e o restante sistema eletrónico, cortando o fluxo de corrente”, acrescenta fonte da empresa. Com esta solução, elimina-se o risco de choque elétrico ou de incêndio.

Mais sobre a Bosch aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Ligeiros

Internacional