Bosch leva IA para centro da experiência automóvel

No CES 2026, a Bosch apresentou um cockpit com Inteligência Artificial que promete transformar o habitáculo num espaço mais intuitivo, seguro e personalizado.
Check-up Media Bosch AI

A Inteligência Artificial (IA) está a assumir um papel cada vez mais determinante na evolução do automóvel. No CES 2026, em Las Vegas, a Bosch mostrou como essa mudança já está a acontecer no interior dos veículos.

A empresa apresentou uma “nova geração de soluções para o cockpit, assentes numa plataforma de extensão de IA que permite atualizar, rapidamente, os sistemas existentes e introduzir funcionalidades avançadas sem necessidade de alterações profundas ao hardware”, adianta o fabricante.

Companheiro digital

Segundo Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch e presidente da Bosch Mobility, o objetivo é claro: “Tornar a condução mais cómoda, intuitiva e segura para todos os ocupantes”, afirma.

“O cockpit impulsionado por IA passa a compreender o contexto, as preferências e as rotinas do condutor, transformando o veículo num verdadeiro companheiro digital”, explica.

Este novo conceito permite interações naturais e proativas. Um simples comentário verbal, como “estou com frio”, é suficiente para que o sistema coordene, automaticamente, várias funções do veículo, desde o aquecimento dos bancos ao ajuste da climatização, sem que o condutor tenha de intervir nos comandos tradicionais.

“A experiência torna-se mais fluida e personalizada, reduzindo distrações e aumentando o conforto”, sublinha.

Check-up Media Bosch IA cockpit
Colaboração com Microsoft

A Bosch acredita que este tipo de soluções irá ganhar um peso significativo no mercado global. Estudos de entidades internacionais apontam para que o mercado de sistemas de infoentretenimento baseados em IA atinja cerca de 17 mil milhões de euros em 2030.

A empresa pretende “captar uma parte relevante desse crescimento, com a ambição de ultrapassar os dois mil milhões de euros em vendas nesta área até final da década e afirmar-se como um dos três principais fornecedores mundiais”, reforça a Bosch.

Um dos pilares desta estratégia é a “colaboração com a Microsoft, que permite transformar o automóvel num espaço de trabalho móvel”, revela o fabricante. “A integração do Microsoft Foundry e de funcionalidades específicas para o habitáculo dá acesso à suite Microsoft 365 de forma inteligente e segura”, garante.

“Aplicações como o Microsoft Teams passam a comunicar com outros sistemas do veículo, ajustando, automaticamente, determinadas funções para minimizar distrações e reforçar a segurança durante a condução”, acrescenta a mesma fonte.

Check-up Media Bosch SVD
Software da NVIDIA

Do ponto de vista tecnológico, a plataforma de extensão de IA da Bosch baseia-se no sistema em chip NVIDIA DRIVE AGX Orin, que fornece uma capacidade de processamento adicional entre 150 e 200 tera operações por segundo. “Assente na plataforma NVIDIA CUDA, a solução facilita a integração de modelos próprios de IA por parte dos construtores de automóveis”, afirma.

“A Bosch recorre ainda às ferramentas de software da NVIDIA, incluindo o framework NeMo, para acelerar o desenvolvimento e a implementação de funções avançadas, como o processamento de sensores em tempo real e modelos de linguagem visual”, destaca a empresa.

A gestão e evolução contínua da IA no veículo são asseguradas através do Microsoft Foundry, permitindo que o assistente digital do cockpit seja constantemente atualizado.

“Com capacidades avançadas de voz, raciocínio e compreensão contextual, o sistema oferece interações mais naturais e eficazes, ajustadas às necessidades do utilizador em cada momento”, conclui a Bosch.

Mais sobre a Bosch aqui.

artigos relacionados

Últimas

Mecânico Virtual

Atualidade