No evento, o moveID fará uma demonstração através da aplicação MOBIX para ponto a ponto, num primeiro vislumbre da sua visão rumo a um ecossistema de serviço de mobilidade descentralizado.
“A demonstração envolverá os veículos elétricos da Tesla e da Jaguar, que mostrará novos serviços de mobilidade e oportunidades de negócio decorrentes do uso de tecnologias descentralizadas com recursos de pagamento integrados. A demonstração ao vivo mostrará como as transações autónomas entre dispositivos conectados simplificam as despesas e adicionam novos fluxos de receita”, adianta a Bosch.
“À medida que a nossa infraestrutura de mobilidade, redes elétricas e outros blocos de construção tornam as nossas cidades mais inteligentes, a identificação confiável das partes é um desafio importante a ser enfrentado na caminhada para libertar todo o potencial de negócios dos veículos conectados, especialmente quando se trata de veículos conectados”, explica a empresa.
Segundo o gigante tecnológico, a “infraestrutura de mobilidade digital construída pelos parceiros do projeto moveID usa identidades auto soberanas (SSIs) e permite transações autónomas entre veículos e infraestrutura conectada”.
Mais: “Os SSIs alavancam com eficiência a tecnologia blockchain como um backbone digital neutro para fornecedores e permitem que veículos conectados, infraestruturas de tráfego e fornecedores de serviços façam transações e criem valor para humanos e uns para os outros”, sublinha a mesma fonte, em comunicado.
No IAA Mobility 2023, em Munique, a moveID mostrará o potencial de negócios e impacto dos SSIs emitidos para veículos e prestadores de serviços, criando valor no mundo real.
“Na demonstração ao vivo, os visitantes experimentarão, em primeira mão, o processo de encontrar, reservar e usar um estacionamento e um ponto de carregamento de veículos elétricos que estão a ser oferecidos ponto a ponto, por exemplo, por empresas que permitem o acesso ao estacionamento de grande quantidade”, acrescenta.
“Nos bastidores, as ferramentas de descentralização permitem uma experiência conveniente com total privacidade, pois os veículos usam as suas próprias carteiras digitais para cobrir as taxas de estacionamento e cobrança”, revela a Bosch, no mesmo comunicado.
São vários os participantes do moveID que contribuirão para a demonstração. “Como líder do projeto, a Bosch fornecerá suporte organizacional e de coordenação geral para a iniciativa e avaliará o seu potencial de adoção pela indústria com base no desempenho do modelo na demonstração ao vivo”, refere.
“Além disso, a Bosch fornecerá um Jaguar elétrico alimentado por um conjunto completo de hardware especializado que permite comunicações V2X e fornece a base para a identidade auto soberana de nível automóvel”, destaca a empresa.
“Na moveID, acreditamos que a melhor maneira de imaginar o futuro é experimentá-lo em primeira mão”, diz, por sua vez, Peter Busch, líder de projeto moveID e proprietário do produto para Distributed Ledger Technologies (Mobilidade) na Robert Bosch GmbH.
“A demonstração no IAA destina-se a fazer exatamente isso, colocando os primeiros frutos do nosso trabalho em exibição pública num testemunho da viabilidade da sua visão subjacente”, acrescenta o responsável.
Recorde-se, a propósito, que o projeto Gaia-X 4 moveID foi iniciado em julho de 2022 e conta com o apoio fiscal do Ministério Federal Alemão para Assuntos Económicos e Ação Climática por um período de três anos.
Mais sobre a Bosch aqui.