powered by

Bosch ESI[tronic] 2.0 Online integra dados de reparação e manutenção dos fabricantes

É anunciada como a combinação ideal de funções de diagnóstico ESI[tronic] com informações de reparação e manutenção fornecidas pelos fabricantes de veículos.

O software de diagnóstico Bosch ESI[tronic] 2.0 Online fornece suporte às oficinas no que diz respeito a tarefas de reparação e manutenção. “Este software fornece, entre outros, dados de diagnóstico, instruções de resolução de problemas e cronogramas de manutenção, bem como instruções de remoção e instalação de componentes individuais”, começa por explicar a Bosch, em comunicado.

Acrescentando que as “oficinas multimarca podem, assim, aumentar a eficiência e a qualidade das tarefas realizadas em diferentes tipos e marcas de veículos. No futuro, a Bosch vai obter as informações de reparação e manutenção necessárias e existentes diretamente de vários fabricantes de veículos, através de informações mais detalhadas, e integrá-las também no ESI[tronic]”.

Tal é possível devido ao regulamento da UE 2018/858, que obriga os fabricantes, dentro dos limites geográficos da União Europeia, a fornecer “todas as informações (…) que são necessárias para diagnosticar, fazer manutenção e inspecionar um veículo”.

No futuro, o ESI[tronic] 2.0 Online irá incluir informações do fabricante, como, por exemplo, a posição de instalação de componentes específicos, instruções de remoção e instalação, ilustrações 3D e fotos de componentes e respetiva classificação por tipo de veículo, bem como diagramas de circuito com base nas informações do fabricante.

“Como resultado, o software de diagnóstico da Bosch fornecerá informações detalhadas com um elevado nível de detalhe, combinando a função de diagnóstico abrangente com as informações de reparação e manutenção do fabricante”, revela a Bosch.

A partir de maio de 2021, os novos conteúdos, que serão integrados, gradualmente, no ESI[tronic], estarão disponíveis para oficinas com licenças para os tipos de informações P (diagramas de circuitos) e SIS (instruções de solução de problemas).

“O ESI[tronic] P é um banco de dados abrangente de diagramas de circuitos relativos a sistemas importantes do veículo, como gestão do motor, conforto e sistemas de autocarro. Isto permite um trabalho eficiente e uma rápida identificação de soluções adequadas por parte da equipa da oficina. Já o ESI[tronic] SIS, auxilia o pessoal da oficina nas tarefas de solução de problemas e reparação através de instruções passo a passo”, dá conta o comunicado.

Bosch ESI[tronic] 2.0 Online exposed

Ao assumir as informações do fabricante original, a qualidade dos dados do ESI[tronic] é ainda melhorada com informações mais detalhadas. Em vários casos, as informações são, também, disponibilizadas mais rapidamente do que anteriormente. A Bosch adota os dados diretamente do fabricante, modificando-os para a integração no ESI[tronic].

“Até a alocação exata dos dados e as instruções de reparação para o respetivo veículo do cliente é otimizada. Para isso, o ESI[tronic] fornece, assim, informações específicas e precisamente adaptadas ao veículo, para além da série. Desta forma, a oficina tem acesso a informações importantes sobre reparações e manutenção a partir uma única fonte”, explica a Bosch.

Referindo que “o pedido – normalmente cobrado – de informações do fabricante em diferentes fontes de informação pode, assim, ser evitado. Deste modo, o Bosch ESI[tronic] 2.0 Online é uma ferramenta eficiente para oficinas que apresenta uma cobertura de diagnóstico abrangente, bem como instruções de manutenção e reparação diretamente do fabricante do veículo”.

A integração dos dados do fabricante no ESI[tronic] foi lançada com informações sobre os modelos Mercedes-Benz GLC e B. A partir de maio, serão adicionados modelos das marcas BMW, Fiat e Ford. Mais dados de outros fabricantes seguir-se-ão ao longo do ano.

Como a regulamentação da UE sobre o fornecimento de dados se refere à área económica da própria UE, podem existir restrições de determinados países impostas pelos fabricantes à integração das informações no ESI[tronic]. Os dados existentes e outros sobre reparação e manutenção vão continuar a ser desenvolvidos pela Bosch e estarão disponíveis, a nível global, sem restrições.

Mais sobre a Bosch aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
SWAG_300x150Launch by GteamBussIberequipeMewaWRX Wolf

artigos relacionados

Últimas

Pneus