A Bosch e a Mercedes-Benz acabam de dar mais um passo rumo à condução automatizada. Isto porque a Autoridade Federal Alemã para os Transportes Automóveis (KBA) deu luz verde ao sistema de estacionamento altamente automatizado, desenvolvido por ambas as empresas e que poderá ser utilizado no parque de estacionamento P6 gerido pela APCOA, no aeroporto de Estugarda.
Esta é a primeira função de estacionamento sem condutor e altamente automatizada (SAE Nível 4) do mundo a ser oficialmente aprovada para utilização comercial.
Com o veículo e a infraestrutura a assumirem a condução e as manobras, os condutores já não precisam de procurar um lugar, nem manobrar o veículo em parques de estacionamento apertados.
Basta entrar no parque de estacionamento, sair do veículo e enviá-lo para um lugar de estacionamento reservado previamente com uma simples operação numa aplicação de smartphone – o serviço de estacionamento automatizado não necessita de condutor.
Ao mesmo tempo que abandona o local para passar o tempo que acabou de poupar para fazer outra coisa, o veículo dirige-se, autonomamente, para o lugar que lhe foi atribuído e estaciona.
Mais sobre a Bosch aqui.