powered by

Bosch e DRAGON juntas na grelha de partida da Fórmula E

Gigante tecnológico assume parceria estratégica para fornecer ecossistemas de software e hardware eletrónico para competição de monolugares elétricos.

Eletrónica, competição e ambiente. A Bosch Motorsport e a equipa de Fórmula E DRAGON/PENSKE AUTOSPORT deram as mãos para uma parceria de longo prazo, que combina tecnologia e engenharia para os modelos de corrida do team sediado em Los Angeles e no Reino Unido, para o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA.

Da parte da Bosch, a parceria passa por desenvolver um sistema eletrónico de gestão de veículos, especialmente adaptado aos requisitos da Fórmula E, juntamente com os respetivos componentes de hardware e software necessários.

O núcleo do sistema é representado pela unidade central de controlo do veículo MS 50.4P (VCU). Além das funções motoras e gestão central de energia, o MS 50.4P controla, também, outras funções do veículo, como a recuperação de energia em travagem e o ecrã do cockpit do condutor.

“A colaboração com a DRAGON aumenta o nosso envolvimento de sucesso como patrocinador da Fórmula E. Com esta parceria, a Bosch reforça o seu posicionamento como fornecedora líder de soluções de gestão do trem de força, tanto em mobilidade elétrica para veículos de produção em série, como nos desportos motorizados eletrificados”, disse, a propósito, Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.

Os planos incluem a implementação do inovador sistema de gestão de veículos em corrida, o acontecerá, pela primeira vez, na primavera de 2021. Os preparativos já começaram. E a Bosch está, também, a planear desenvolver uma unidade motriz elétrica completa para a 9.ª temporada da Fórmula E.

Jay Penske, proprietário e chefe de equipa DRAGON/PENSKE AUTOSPORT, por sua vez, mostrou-se otimista. “Estamos muito entusiasmados por embarcar nesta parceria com a Bosch na Fórmula E. Ficamos gratos pelo apoio da engenharia da Bosch e de toda a administração global da Bosch”, destacou.

Bosch DRAGON/PENSKE AUTOSPORT above

“Através do nosso trabalho conjunto, forneceremos à Bosch uma plataforma para mostrar as suas capacidades no desenvolvimento de tecnologias específicas da Fórmula E, enquanto aproveitaremos a possibilidade de contar histórias da equipa para ilustrar o papel que a Bosch está a desempenhar como líder na eletrificação da indústria de mobilidade”, acrescentou Jay Penske.

E concluiu: “Esta parceria técnica de longo prazo marca um ponto de viragem significativo para a equipa e estou ansioso para ver os frutos de nossa colaboração nesta temporada, quando apresentarmos, ainda este ano, o nosso novo pacote PENSKE AUTOSPORT”.

O VCU central, disponibilizado pela Bosch, representa o coração da eletrónica para os modelos de corrida elétricos da equipa DRAGON/PENSKE AUTOSPORT. A Bosch desenvolveu um feixe de cabos de veículos sob medida para conseguir oferecer uma integração perfeita dentro dos monolugares.

Além disso, a Bosch também fornece ao carro de desenvolvimento da equipa um dispositivo de recolha de dados para melhorar as capacidades de pesquisa e teste. Como os regulamentos da Fórmula E prescrevem a utilização de muitos sistemas, o desempenho do sistema eletrónico contribui, de forma decisiva, para o sucesso das corridas.

https://www.youtube.com/watch?v=l8Uxrd5SbSE&feature=emb_title

“Ao melhorarmos o software de controlo, pretendemos sempre encontrar o equilíbrio certo entre a eficiência energética e os tempos das voltas em todas as condições de pista e corrida, a fim de explorar, de forma otimizada, todo o potencial do veículo. A ampla transferência de know-how e a experiência da Bosch entre aquilo que são os desenvolvimentos de produção em massa e as aplicações para pista, ajudam-nos nesse sentido”, explicou Klaus Böttcher, vice-presidente da Bosch Motorsport.

Segundo Nicolas Mauduit, EVP e diretor técnico da DRAGON/PENSKE AUTOSPORT, “esta parceria com a Bosch está a disponibilizar recursos adicionais, ampliando a nossa capacidade de escalar a engenharia, ao mesmo tempo que nos dá acesso à combinação entre a expertise de hardware e software da Bosch, de forma a ajudar-nos a competir com os maiores OEM, no campeonato de automobilismo mais competitivo”.

E terminou: “Temos trabalhado arduamente em conjunto para começar com o pé direito esta temporada e estou ansioso para ver os resultados dos nossos esforços quando o novo pacote PENSKE EV-5, suportado pelo ecossistema eletrónico e de hardware da Bosch, fizer a sua estreia na primavera deste ano”.

Mais sobre a Bosch aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
SKFATA_store_300x150_m2liquimoly_300x150_mLogo_Mewa_300x150FUCHS_logo_300x150_mimporspeed_300x150

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Internacional

Atualidade